ANÁLISE OBSERVACIONAL DE MARCHA EM VÍDEO NA AMPUTAÇÃO: RELATO DE CASO / OBSERVATIONAL GAIT ANALYSIS VIDEO AT AMPUTATION: CASE REPORT

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Laíla Pereira Gomes da Silva
Márcia Heloyse Alves Motta
Lígia Raquel Ortiz Gomes Stolt

Resumo

Resumo: A análise de marcha permite identificar repercussões da amputação na deambulação. Objetivou-se relatar a análise de marcha de uma mulher amputada de membro inferior por meio da Video Observational Gait Analysis (VOGA), ou seja, análise observacional de marcha em vídeo. Trata-se de um relato de caso ocorrido em um hospital universitário de João Pessoa-PB. A participante era mulher, 33 anos, com amputação transfemoral (TF) de membro inferior direito (MID) há 6 anos, devido a  trauma por atropelamento, utiliza prótese  endoesquelética, encaixe CAT-CAM, apoio isquiático, joelho protético livre e pé SACH. Realizou-se: 1) Avaliação fisioterapeutica: identificação; anamnese, exame físico geral e do coto. 2) VOGA: captação imagens da marcha em plano sagital totalizando 42 metros percorridos para análise cinemática da marcha. A VOGA apontou: 1) Claudicação 2) Inclinação lateral do tronco no apoio médio 3) Diminuição do balanço dos membros superiores. 4) Impacto terminal 5) Pistonamento protético 6) Volteio do quadril. O método permitiu a identificação de falhas na protetização que expoem o coto a riscos, maior gasto energético e uma marcha ineficiente. Verificou-se que após a protetização ainda há desvios de marcha que devem ser contemplados pela atuação da Fisioterapia para garantir reabilitação plena.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Estudo de Caso
Biografia do Autor

Laíla Pereira Gomes da Silva, Universidade Federal do Ceará

Fisioterapeuta graduada pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Assistência em Diabetes pelo programa de Residência Multiprofissional  do Hospital Universitário Walter Cantídio/ Universidade Federal do Ceará. Mestranda em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco.

Márcia Heloyse Alves Motta, Universidade Federal da Paraíba

Fisioterapeuta Graduada na Universidade Federal da Paraíba. Mestranda em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco.

Lígia Raquel Ortiz Gomes Stolt, Universidade Federal da Paraíba

Mestra em Ciências do Movimento Humano - Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC. Professora Assistente doCurso de Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba, UFPB