INTOXICAÇÃO MEDICAMENTOSA EM CRIANÇAS MENORES DE 5 ANOS: O TRABALHO DOS CENTROS DE INFORMAÇÃO TOXICOLÓGICA / INTOXICATION DRUG IN CHILDREN FROM 0 TO 4 YEARS ATTENDED BY TOXICOLOGICAL INFORMATION CENTERS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

FRANCITÂNIA SOARES DA SILVA
MARIA AUXILIADORA AUGUSTO
ELIANA REGINA LIMA FERNANDES
DANIELLY AZEVEDO OLIVEIRA

Resumo

A intoxicação pode ser entendida como uma manifestação clínica ou bioquímica, desencadeada por um agente químico ou intoxicante o qual é capaz de promover uma reação que cause prejuízos em um organismo vivo. O principal objetivo é Identificar quais os índices observados no Brasil, Nordeste e RN relacionados à intoxicação por medicamentos em crianças entre 0 e 4 anos de idade. A pesquisa caracterizar-se-á como quantitativa descritiva com dados provenientes da base do Sistema Nacional de Informações Tóxico-farmacológicas (SINITOX). Os casos de intoxicação farmacológica em crianças de 0 a 4 anos no período de 1999 a 2009 no Brasil obteve um total de 90.698 casos o que comprova a alta incidência e prevalência nesta faixa etária. Os fármacos constituem os principais agentes causadores de intoxicação na faixa etária supracitada, seguido pelos domissanitários, uma vez que elas se encontram na fase da curiosidade levando tudo a boca. Diante da pesquisa a qual comprova esta injúria em índices elevados nas idades de 0 a 4 anos e que deve ser levado em consideração pelos profissionais da saúde para elaboração de ações de prevenção e promoção da saúde.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigo
Biografia do Autor

FRANCITÂNIA SOARES DA SILVA, UNIVERSIDADE POTIGUAR

Enfermeira graduada em 2015.1 pela Universidade Potiguar. O presente artigo está relacionado a seu trabalho de conclusão de curso.

MARIA AUXILIADORA AUGUSTO, UNIVERSIDADE POTIGUAR

Enfermeira graduada em 2015.1 pela Universidade Potiguar. O presente artigo está relacionado a seu trabalho de conclusão de curso

ELIANA REGINA LIMA FERNANDES, UNIVERSIDADE POTIGUAR

Enfermeira graduada pela UFRN. Mestre em Enfermagem - UFRN. Docente do curso de Enfermagem Escola da saúde da UnP . Enfermeira do Centro de Assistência Toxicológica do RN pela SESAP-RN. Atuo na área de saúde da mulher e toxicologia.

DANIELLY AZEVEDO OLIVEIRA, UNIVERSIDADE POTIGUAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Enfermeira graduada pela UFRN. Especialista em Obstetrícia pela UFRN. Mestre em Saúde Coletiva - UFRN. Docente do curso de Enfermagem Escola da saúde da UnP e do Curso de Graduação em Enfermagem da FACISA/UFRN. Enfermeira do Centro de Assistência Toxicológica do RN pela SESAP-RN. Atuo na área de saúde da mulher e toxicologia.