THE THREE FACTOR EATING QUESTIONNAIRE – R21: AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO ALIMENTAR DE ESTUDANTES DE NUTRIÇÃO / THE THREE FACTOR EATING QUESTIONNAIRE – R21: FEEDING BEHAVIOR`S ASSESSMENT OF NUTRITION`S UNDERGRADUATE STUDENTS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Diana Quitéria Cabral Ferreira
Daniela Xavier Fonsêca
Leidy Daniely Teixeira Santos
Amanda Valeska Silva Araújo
Janaiza Carla Oliveira Lima
Felipe Nalon Castro
Fívia Araújo Lopes

Resumo

Introdução: O comportamento alimentar é reconhecidamente complexo e influenciado por diversos fatores, como culturais, sociais, psicológicos e fisiológicos, que incluem os nutricionais. O conhecimento adquirido durante o curso pode afetar o perfil de comportamento alimentar dos futuros nutricionistas. Objetivo: Analisar o comportamento alimentar das estudantes do primeiro e último ano do curso de graduação em Nutrição da Universidade Potiguar, com ênfase nas três dimensões do comportamento alimentar. Método: Participaram da pesquisa 89 estudantes universitárias, devidamente matriculadas no primeiro (n=50) e último ano (n=39) do curso de Nutrição. O comportamento alimentar das estudantes foi avaliando utilizando o The Three Factor Eating Questionnaire, versão reduzida de 21 itens (TFEQ-R21), e também foram coletados dados sociodemográficos para caracterização da amostra. Resultados: De acordo com os resultados, as estudantes apresentaram idade média de 25,60±6,6 anos, estavam solteiras e a maior parte pertencia a classe C. Com relação as dimensões do comportamento alimentar, as estudantes que estavam no início do curso apresentaram maiores escores na dimensão de foi observada diferença estatisticamente significativa. Nas demais dimensões, Restrição Cognitiva e Alimentação Emocional, não foram observadas diferenças estatisticamente significativas entre as participantes. Conclusão: Estudos como este podem contribuir para a orientação de estratégias de formação profissional que visem à identificação e diminuição de comportamentos de risco que possam afetar negativamente as condutas profissionais dos futuros nutricionistas.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigo
Biografia do Autor

Diana Quitéria Cabral Ferreira, Docente da Escola da Saúde da Universidade Potiguar (UnP)

Doutoranda em Psicobiologia - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Ciências Farmacêuticas - UFRN.Avenida Senador Salgado Filho, 1610, Lagoa Nova, 59056-000, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. (84) 3215-1264. [email protected]