ACEITABILIDADE DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE UM MUNICÍPIO RURAL DO NORDESTE BRASILEIRO /ACCEPTANCE OF SCHOOL NUTRITION FOR CHILDREN AND ADOLESCENTS IN A RURAL MUNICIPALITY IN NORTHEASTERN BRAZIL

Ligia Siqueira Garcia, Thais Conceiçao Rocha, Nayara Dias Araujo, Katia Silva Viana, Helcio Sousa Maranhao

Resumo


Introdução

Desde os anos 50, com a implantação do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, o governo tem demonstrado interesse em oferecer alimentação de qualidade nutricional adequada a seus escolares, entendendo que, assim, contribuirá à melhoria das condições de saúde e capacidade de aprendizado dos mesmos.

Objetivo

analisar e comparar a aceitabilidade das preparações fornecidas para as crianças e adolescentes da rede municipal de ensino de Nísia Floresta/RN.

Metodologia

Analisou-se a aceitação de 64 preparações da alimentação escolar, eleitas de forma aleatória por conglomerado utilizando como instrumento o teste de aceitabilidade do FNDE. Nas 16 escolas do municipio, todas as faixas de idade foram avaliadas, totalizando uma amostra de 473 individuos. As visitas ocorreram sem agendamento prévio e as preparações foram selecionadas aleatoriamente.

Resultados

As preparações oferecidas na alimentação escolar deste municipio foram melhor aceitas pelas crianças do que pelos adolescentes. As preparações de maior aceitação entre os estudantes foram bebidas doces, como iogurte e suco, com biscoito. Já a que atingiu a menor aceitação pelos dois grupos foi o mingau de aveia.

Conclusões

Conclui-se que há diferença na aceitabilidade da alimentação escolar de acordo com o ciclo de vida. Os resultados apresentados demonstram a neceissidade de atenção à adequação dos cardápios consumidos em relação aos hábitos alimentares e faixa etária dos escolares, em conjunto a intervenções direcionas à educação alimentar, constituindo-se fatores relevantes à efetiva aceitação das refeições oferecidas nas escolas.


Palavras-chave


alimentação escolar; crianças; adolescentes

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Copyright APEC e Rede Internacional de Universidades Laureate

E-mail: edunp@unp.br

AV. Senador Salgado Filho, nº1610. Prédio I, 3º andar, Sala 306. Lagoa Nova. Natal/RN. CEP: 59056-000.
Tel.: (84) 3215-1222

ibict_small_122