OBESIDADE INFANTIL: PRINCIPAIS CAUSAS E A IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO NUTRICIONAL / CHILDHOOD OBESITY: MAIN CAUSES AND THE IMPORTANCE OF NUTRITION INTERVENTION

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Natália da Silva Bomfim
Jéssica de Almeida Saito
Érica Montezani
Cristiane Silva Guilherme

Resumo

O objetivo do presente estudo foi descrever sobre as principais causas que podem influenciar a obesidade infantil e a importância da intervenção nutricional. Os métodos para a realização deste trabalho consistiram em uma revisão de literatura dos últimos quatorze anos, a partir de materiais do catálogo referencial da Faculdade ESEFAP/UNIESP, e artigos científicos obtidos das bases de pesquisa virtual Scielo, Bireme, Biblioteca Virtual da Saúde, Pubmed, e Periódicos Capes. Verificou-se que a obesidade infantil desencadeia o desenvolvimento de inúmeras patologias, e que entre as principais causas que podem influenciar o excesso de peso infantil, estão o sedentarismo e hábitos alimentares inadequados. Assim, o profissional nutricionista exerce papel fundamental no combate à obesidade infantil por diagnosticar o grau de obesidade do paciente pediátrico, traçar a conduta nutricional para a perda de peso e promover a reeducação alimentar.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Revisão
Biografia do Autor

Natália da Silva Bomfim, FACULDADES ESEFAP - UNIESP

Mestre em Ciências da Saúde, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá-PR (2014), área de concentração: Saúde humana, linha de pesquisa: Alimentos e as implicações na saúde, Bacharel em Nutrição pelas Faculdades ESEFAP, Tupã-SP (2011). Tem Experiência em Nutrição Coletiva, Análise Nutricional Populacional, Segurança Alimentar, Toxicologia de Alimentos, Avaliação Nutricional e Administração em Serviços de Alimentação. Ministrou módulo na especialização em Saúde Pública com Ênfase em Vigilância Sanitária, UNINGÁ, Maringá - PR (2014). Atualmente é coordenadora do Curso de Bacharelado em Nutrição das Faculdades ESEFAP UNIESP Tupã - SP, atuando também nesta Instituição como Docente e Supervisora de Estágio.

Jéssica de Almeida Saito, Faculdades ESEFAP UNIESP

Nutricionista, Faculdades ESEFAP UNIESP

Érica Montezani, Faculdades ESEFAP - UNIESP

Bióloga, Mestre em Ciência Animal - UNOESTE, docente do curso de Nutrição das Faculdades ESEFAP UNIESP

Cristiane Silva Guilherme, Faculdades ESEFAP - UNIESP

Nutricionista, Mestre em Saúde Coletiva - USC