Os riscos ocupacionais dos Auxiliares em Saúde Bucal

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Eduardo Sérgio Donato Duarte Filho
Glissia Gisselle Alves
Fábio Henrique de Sá Leitão Pinheiro
Petrônio José de Lima Martelli

Resumo

O Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) é uma categoria em expansão, a qual traz melhorias na qualidade da assistência odontológica e aumenta a produtividade dos serviços de saúde bucal. Além disto, participa da equipe de saúde bucal e realiza atividades necessárias à prestação de cuidados no âmbito da promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal, estando em expansão sua inserção em equipes de saúde da família. Os cirurgiões-dentistas e seus auxiliares estão expostos a acidentes ocupacionais e necessitam de uma maior informação e condutas para evitar tais exposições. Este trabalho tem por objetivo (através de uma revisão de literatura em livros e artigos científicos das bases de dados Lilacs, BBO e Scielo), discutir acerca dos riscos, medidas de prevenção e boas práticas em relação à exposição ocupacional dos ASBs. Conclui-se que são necessárias medidas que garantam uma boa capacitação profissional, a fim de erradicar práticas inadequadas e reforçar a implementação de regras de proteção as quais resultem na redução da ocorrência de acidentes com exposição a materiais biológicos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Revisão
Biografia do Autor

Eduardo Sérgio Donato Duarte Filho, Universidade Potiguar

Mestrando em Odontologia (Clínicas Odontológicas) - UnP;Graduado em Odontologia - Faculdade ASCES;Professor dos Cursos de ASB e TSB da Associação Brasileira de Odontologia/Regional Caruaru.

Glissia Gisselle Alves, Faculdade ASCES

Graduanda em Odontologia - Faculdade ASCESMonitora da Disciplina de Clínicas Odontológicas - Faculdade ASCES

Fábio Henrique de Sá Leitão Pinheiro, Universidade Potiguar

Doutor em Ortodontia – The University of Manchester;Professor Adjunto da Graduação e Mestrado em Odontologia-UnP.

Petrônio José de Lima Martelli, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Saúde Pública – Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/FIOCRUZ; Professor Adjunto do Departamento de Medicina Social-UFPE