INDISSOCIABILIDADE CLINICA E EPIDEMIOLOGICA DA PNEUMONIA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Leonardo Magela Lopes Matoso
Cleberton Henrique Andrade de Castro

Resumo

Pneumonia é uma inflamação ou infecção do parênquima pulmonar, causado pela agressão de microrganismos particularmente vírus e bactérias. A mesma pode ser contraída, de duas formas: Pneumonia Hospitalar e a Pneumonia Adquirida na comunidade (PAC). No entanto, independente da forma de contaminação, os aspectos clínicos e epidemiológicos devem ser sempre complementares e indissociáveis. Nessa ótica, o objetivo deste estudo é analisar a indissociabilidade dos aspectos clínicos e epidemiológicos da pneumonia por meio da literatura de enfermagem no período de 1998 a 2012. Para atingir esse objetivo foi realizado uma revisão integrativa, de caráter bibliográfico, teor descritivo e natureza qualitativa. Os dados foram obtidos através da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) pelo cruzamento dos descritores não-controlados: enfermagem, pneumonia, a clinica da pneumonia e epidemiologia. Após leitura criteriosa dos artigos disponíveis sobre a temática, selecionaram-se dezessete artigos, de acordo com os critérios de seleção estabelecidos, a saber: artigo completo; artigos em português; e obtidos exclusivamente em periódicos de enfermagem. Os dados foram analisados através de análise qualitativa proposta por Minayo, cujos resultados mostraram que apesar de existirem um grande número de pesquisas sobre os aspectos clínicos e epidemiológicos da pneumonia não existem estudos sobre sua inter-relação, ou seja, a questão da indissociabilidade desses aspectos. Porém buscamos delinear em nossa pesquisa tais aspectos, pois acreditamos que não devem existir quais quer dicotomia.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Revisão
Biografia do Autor

Leonardo Magela Lopes Matoso, Universidade Potiguar - UNP - Campus Mossoró

Acadêmico do curso de Enfermagem na Universidade Potiguar-UNP, campus Mossoró (2011). Formado no curso técnico de Enfermagem da Escola Thereza Néo. Monitor bolsista no âmbito das Bases Biológicas da Enfermagem e atualmente é bolsista do PIBIC, no Centro de Oncologia e Hematologia de Mossoró.

Cleberton Henrique Andrade de Castro, Docente da Universidade Potiguar - UnP - Campus Mossoró.

Graduado em Psicologia, Mestre em Saúde e Gestão do Trabalho – UNIVALI e Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Potiguar - UnP, Campus Mossoró/RN.