A NATUREZA DAS DEMANDAS CONTEMPORÂNEAS POSTAS AO SERVIÇO SOCIAL NO CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS COSTA E SILVA, NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Fernanda Kallyne Rego de Oliveira Morais

Resumo

O presente artigo tem como objetivo expor a natureza das demandas Contemporâneas postas ao Serviço Social no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS Costa e Silva. Nessa direção, partimos do contexto neoliberal de produção e reprodução da sociabilidade capitalista para análise do perfil das demandas atendidas pelo Assistente Social no CRAS. A sociabilidade capitalista é compreendida como solo de origem das demandas contemporâneas postas ao Serviço Social. Em seguida abordaremos o Projeto ético político profissional como via de leitura e interpretação da realidade social, enfrentada pelo Assistente Social no CRAS, porta de entrada não só das necessidades sociais básicas, mas de todos os níveis de complexidade, as quais serão aqui delimitadas. Desse modo, temos no Projeto Ético Político Profissional um instrumento de ação e enfrentamento das referidas demandas. Associado a essa temática, indispensável discussão será realizada em torno do trabalho do Assistente Social no CRAS, pois, se há demanda tradicional ou contemporânea, há exercício profissional. Para tanto, tomamos como referenciais teóricos Iamamoto (2009), Neto (1999), Tonet (2009), Granemann (2009), Mioto (2009) dentre outros. E por fim teceremos algumas considerações acerca desses desdobramentos vivenciados diariamente no CRAS, com destaque para a real possibilidade de materialização do Projeto ético político profissional.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigo
Biografia do Autor

Fernanda Kallyne Rego de Oliveira Morais, Universidade Potiguar

Graduada em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1999). Especialista em Políticas Sociais, na temática Criança e Adolescente pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2003), Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará (2008). Funcionária de Carreira da Prefeitura Municipal de Mossoró. Atualmente assume cargo comissionado da Prefeitura Municipal de Mossoró, exercendo a função de Gerente Executiva do Desenvolvimento Social. Professora da UNP, lecionando as disciplinas: Metodologia Científica; Ética e Bioética e Leitura e Produção de texto. Atualmente Coordena o Curso de Serviço Social e compõe o NDE (Núcleo Docente Estruturante) do Curso de Enfermagem. Desenvolveu Projeto de Extensão junto aos cursos de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia, nominado:Gravidez Saudável e projeto de pesquisa "De gente pequena a gente Grande!.Tem experiência ainda na área de Educação, com ênfase em Processo de Ensino Aprendizagem e Psicologia Educacional, e em Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas, atuando nos seguinte tema: Criança e Adolescente, Pessoas com Deficiência, Família, Mulher, Gestante, Nutriz, Idosos, enfim, cidadãos vulneráveis socioeconomicamente.