ANÁLISE DAS PRESCRIÇÕES DE FLUOXETINA AVIADAS EM UMA FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE NATAL

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Leonardo Doro Pires
Samara Kelly de Paiva Silva
Marcel Lima Ribeiro Dantas
Sílvia Lima Ribeiros Dantas

Resumo

A fluoxetina é um fármaco amplamente utilizado para combater a depressão. Porém, estudos evidenciam que este fármaco provoca redução da ingestão alimentar. Mesmo sem indicação formal o tratamento da obesidade, vem sendo uma das novas opções terapêuticas para o tratamento desta moléstia. Esta pesquisa tem como objetivo analisar as prescrições contendo fluoxetina aviadas em uma farmácia de manipulação no município de Natal, Rio Grande do Norte. Para isto, investiga indicações deste medicamento, destacando principalmente a obesidade. Foi realizada uma pesquisa documental com abordagem quantitativa e qualitativa, na qual prescrições de fluoxetina foram analisadas com base no sexo dos pacientes, procedência das receitas, posologia e tempo de tratamento, especialidade do médico prescritor e associações. Foi possível verificar que a fluoxetina vem sendo bastante utilizada por médicos com a finalidade de perda de peso.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigo
Biografia do Autor

Leonardo Doro Pires, UNP

Graduado em Farmácia Industrial pela UFJF, especialista em Gestão Industrial pela UFRJ, mestre em Tecnologia Industrial pela PUC e Doutorando em Inovação Tecnológica pela UFRN. Professor da Faculdade de Farmácia da UNP.

Samara Kelly de Paiva Silva, Instituto Brasil de Pós-Graduação, Capacitação e Assessoria (I-BRAS)

Farmacêutica. Graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Pós-Graduanda do Curso de Farmacologia e Dispensação Farmacêutica do Instituto Brasil de Pós-Graduação, Capacitação e Assessoria (I-BRAS), Natal,RN.

Marcel Lima Ribeiro Dantas, Universidade Potiguar (UNP)

Especialista em Farmácia Magistral pela Universidade Castelo Branco (UCB/RJ) e mestrando em Administração pela Universidade Potiguar (UNP). Natal – RN.

Sílvia Lima Ribeiros Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

Jornalista. Graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Natal – RN.