O ACESSO À GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM ATRAVÉS DAS BOLSAS DE ESTUDO: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

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Iury Firmino Dias
Jonas Alburqueque Oliveira
Helis Fernanda Vitor

Resumo

O ensino superior ainda não está aberto a todos os segmentos sociais, contudo o governo federal tem buscado formas de incluir as novas camadas populacionais nessa modalidade de ensino visando à diminuição das desigualdades sociais. Objetivo: conhecer a produção científica sobre a inserção dos estudantes nas universidades através de bolsas de estudo. Método: trata-se de estudo de revisão integrativa com delimitação de período entre 2005 e 2012, em português e inglês, utilizando os seguintes descritores: educação, educação superior, educação em enfermagem, programas governamentais e bolsas de estudo. Utilizaram-se eixos de análise para as bolsas de estudo: Tipos de bolsas de estudo, Legislação (Reformas Universitárias), problemática das bolsas de estudo, benefícios das bolsas de estudo e outras formas de ingresso ao Ensino Superior Foram selecionados 03 artigos. Resultados: evidenciou-se o desenvolvimento das políticas voltadas ao ensino superior, reformas universitárias, benefícios das bolsas de estudo, como também a problemática do acesso a IES particulares através das bolsas de estudo. Os estudos mostraram o ProUni como o principal Programa Governamental de inclusão de estudantes ao ensino superior, como também as implicações mercantilistas da educação superior. Conclusões: a pesquisa mostrou que ainda há muito a ser estudado sobre a inserção dos estudantes no ensino superior através das bolsas de estudo, uma vez que poucos artigos abordaram essa temática que se torna essencial para debatermos e confrontarmos as políticas de caráter mercantilista e de investimento no setor privado.

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Seção
Revisão
Biografia do Autor

Iury Firmino Dias, Universidade Potiguar

Enfermeiro.

Jonas Alburqueque Oliveira, Universidade Potiguar

Enfermeiro. Professor do departamento de enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e professor do curso de enfermagem da Universidade Potiguar (UnP). Mestre em enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em enfermagem da UFRN.

Helis Fernanda Vitor, Universidade Potiguar

Enfermeira.