O ENFERMEIRO NAS AÇÕES DA SAÚDE DO INDIVIDUO, FAMÍLIA E COMUNIDADE: OBESIDADE EXOGENA INFANTO-JUVENIL E SEUS HÁBITOS ALIMENTARES

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Leonardo Magela Lopes Matoso
Libina Edriana da Costa Oliveira
Cleber Mahlmann Viana Bezerra

Resumo

O excesso de peso e a obesidade têm ameaçado a saúde de um número cada vez maior de pessoas em todo o mundo, superando até mesmo a desnutrição e as doenças infecciosas, boa parte destes indivíduos ainda se encontra na fase da infância. A obesidade é o resultado do balanço energético positivo e se caracteriza pelo excesso de gordura no tecido adiposo. O presente trabalho objetivou identificar na literatura cientifica a obesidade exógena infanto-juvenil e os hábitos alimentares; assim como, o papel da enfermagem diante desta patologia

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Revisão
Biografia do Autor

Leonardo Magela Lopes Matoso, Universidade Potiguar - UNP - Campus Mossoró

Acadêmico do curso de Enfermagem na Universidade Potiguar-UNP, campus Mossoró (2011). Formado no curso técnico de Enfermagem da Escola Thereza Néo. Possuiu experiências como monitor bolsista no âmbito das bases biológicas da enfermagem, Semiologia e Semiotécnica e atualmente é bolsista do PIBIC, no Centro de Oncologia e Hematologia de Mossoró.

Libina Edriana da Costa Oliveira, Universidade Potiguar - UNP - Campus Mossoró

Acadêmica do curso de Enfermagem na Universidade Potiguar-UNP, campus Mossoró. Possuiu experiências como monitora bolsista em Morfologia Humana, Semiologia e Semiotécnica e Ciclo Vital I e II.

Cleber Mahlmann Viana Bezerra, Universidade Potiguar – UnP, Campus Mossoró – RN.

Especialista em Avaliação Ortopedica, traumatologia e desportiva. Docente do curso de fisioterapia e enfermagem na Universidade Potiguar – UnP.