OS EFEITOS DO KINESIO TAPING E DA RADIOFREQUÊNCIA NA FLACIDEZ CUTÂNEA GLÚTEA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Alline de lourdes souto de moura silva
Patricia Froes Meyer
Ana selma Souza de Carvalho
Rodrigo Marcel Valentim da Silva
Rafael Limeira Cavalcanti
Candice Ellen Belem de Souza
Elaine kaline de souza Moura

Resumo

Resumo: O Kinesio Taping (KT) e a radiofrequência são técnicas inovadoras, que tem sido bastante utilizadas no tratamento de patologias dermatofuncionais. O objetivo deste trabalho é verificar os efeitos do KT e da radiofrequência na flacidez cutânea glútea. Trata-se de um estudo experimental, controlado, no qual foram recrutados 20 indivíduos, sedentários, do sexo feminino, dentro da faixa etária de 24 a 50 anos. As voluntárias foram alocadas aleatoriamente em dois grupos: Controle (GC) – Uso de KT (n=10) e Experimental (GE) – Uso de KT e radiofrequência (n=10). Em seguida, as participantes tiveram a região posterior do corpo fotografada, em plano frontal (região glútea), para análise fotogramétrica. Foram realizadas 8 sessões de tratamento, em ambos os grupos. No GC, a bandagem foi aplicada com 75% de tensão; e no GE, aplicou-se a bandagem da mesma forma e utilizou-se a radiofrequência (F=0,5 MHZ, W: 100%, A: 264 cm², T: 40ºC). Ao final, as voluntárias foram fotografadas novamente, seguindo os mesmos parâmetros da avaliação inicial, para comparação do pré e pós-tratamento. Foi verificado que não houve diferença entre os grupos, no que diz respeito às variáveis fotogramétricas de melhora do contorno glúteo (p=0,21) e melhora estética (p=0,82). Por outro lado, observou-se que o GE obteve uma maior média de notas do tratamento, em comparação ao GC (p=0,048). Conclui-se que a associação entre o KT e a radiofrequência, possivelmente, seja uma boa opção no tratamento da flacidez cutânea. Entretanto, mais estudos acerca do tema são necessários para que seja possível confirmar esses efeitos.    

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigo
Biografia do Autor

Alline de lourdes souto de moura silva, Universidade Potiguar

Possui graduação em fisioterapia pela Universidade Potiguar – UnP (2009).  Pos-graduanda em Fisioterapia Dermatofuncional pela Universidade Potiguar – UnP (2014).

Patricia Froes Meyer, Universidade Potiguar

Possui Graduação em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (1992). Especialização em Avaliação do Aparelho Locomotor pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte –UFRN (2001). Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte –UFRN (2005). Doutorado em Ciências da Saúde. Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (2008). Professora na Universidade Potiguar -UnP.

Ana selma Souza de Carvalho, Universidade Potiguar

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Matemática e Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2005), Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2008), Graduação em Fisioterapia pela Faculdade Santa Maria - FSM (2012), Pós graduanda em Fisioterapia Dermatofuncional pela Universidade Potiguar – UnP (2014). Especialização em Ensino de Biologia com ênfase em Educação Ambiental pela Faculdade Vale do Salgado - FVS (2010). Professora na Universidade Potiguar- UnP.

Rodrigo Marcel Valentim da Silva, Universidade potiguar

Possui Graduação em Fisioterapia pela Universidade Potiguar - UnP(2010). Mestrado em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN (2012). Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN. Professor da Faculdade Maurício de Nassau- FMN.e

Rafael Limeira Cavalcanti, universidade potiguar

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Potiguar - UnP (2011). Mestrando em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

Candice Ellen Belem de Souza, universidade Potiguar

Possui graduação em fisioterapia pela Universidade Potiguar – UnP (2004).  Pos-graduanda em Fisioterapia Dermatofuncional pela Universidade Potiguar – UnP (2013).

Elaine kaline de souza Moura, universidade potiguar

Possui Graduação em Fisioterapia pela Faculdade São Miguel (2011). Pós graduanda em Fisioterapia Dermatofuncional pela Universidade Potiguar – UnP (2013).