NÍVEL DE CONHECIMENTO DO PACIENTE CARDIOPATA EM PROGRAMAS DE REABILITAÇÃO CARDÍACA / CARDIAC PATIENT’S KNOWLEDGE LEVEL IN CARDIAC REHABILITATION PROGRAMS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Victor Hugo de Oliveira Segundo
Dario Ygor Albuquerque Da Silva Valdivino
Felipe Veloso Da Silva
Wilklef Rakspware Celestino da Silva
Carlos Cesar Da Paixão Aguiar
Humberto Jefferson de Medeiros
Thiago Renee Felipe
Edson Fonseca Pinto

Resumo

As questões que envolvem a qualidade de vida da população têm sido tema de inúmeras conferências mundiais de saúde. As estratégias tratadas nessas conferências são de extrema relevância tanto para a comunidade acadêmica quanto para os líderes políticos que, em tese, são os responsáveis por gerenciarem os recursos públicos em programas de saúde pública. O estudo teve como objetivo avaliar o nível de conhecimento do paciente com doença arterial coronariana sobre a sua doença, participante de um programa de reabilitação cardíaca (RC). O estudo foi do tipo descritivo, onde os indivíduos (n=42) foram entrevistados em um serviço de RC na cidade de Natal-RN. Para a coleta de dados foi utilizado o questionário CADE-Q que é um instrumento capaz de avaliar e descrever o conhecimento do paciente coronariano em programas de RC. O questionário é composto de 19 perguntas que foram divididas em quatro áreas de conhecimento: Área 1, relacionada a doença arterial coronariana; Área 2, sobre diagnóstico e medicamentos; Área 3, sobre fatores de risco e estilo de vida; e Área 4, relacionada ao exercício físico. Os dados mostram que 18% do grupo apresentam nível de pouco conhecimento, 43% conhecimento aceitável, 32% nível de conhecimento bom, e 7% nível de conhecimento ótimo. Diante do exposto, pode ser concluído que menos da metade do grupo avaliado apresentou nível de conhecimento bom e ótimo, refletindo pouco direcionamento da variável educação em saúde para pacientes em programas de RC.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigo
Biografia do Autor

Victor Hugo de Oliveira Segundo, UnP / UERN

Graduado em Educação Física e aluno do programa de Mestrado da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Dario Ygor Albuquerque Da Silva Valdivino, UnP

Aluno do curso de Educação Física da UnP.

Felipe Veloso Da Silva, Universidade Potiguar - UnP.

Educador Físico. Graduado pela Universidade Potiguar -UnP.

Wilklef Rakspware Celestino da Silva, UnP - Universidade Potiguar

Aluno de Graduação em Educação Física pela Universidade Potiguar, Natal, RN.

Carlos Cesar Da Paixão Aguiar, Serviço Social da Industria -SESI

Educador Físico. Professor de Educação Física do SESI.

Humberto Jefferson de Medeiros, UERN - Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Educador Físico. Graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Thiago Renee Felipe, Universidade Potiguar- UnP

Professor de Educação Física.Mestre em Saude e Sociedade.

Edson Fonseca Pinto, Universidade Potiguar -UnP. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -UERN.

Professor de Eduacação Física.Mestre em Ciencias da Saúde.