CARACTERÍSTICAS DO PROCESSO DE COMPRA DE PRODUTOS ESPORTIVOS CUSTOMIZADOS

Marcos José Pancotto, Fernanda Lazzari, Gabriel Sperandio Milan, Fábio Verruck, Luciene Eberle

Resumo


A customização pode ser percebida como uma atraente alternativa de consumo. A partir da ênfase que a customização traz aos artigos esportivos ao exigir por parte dos consumidores um maior envolvimento na decisão de compra, o objetivo deste trabalho foi o de identificar as características do processo de compra de produtos customizados. Foi elaborada uma pesquisa qualitativa, com base em um roteiro de questões, para verificar as percepções dos consumidores e experts sobre como se desenvolveu o processo de compra dos produtos customizados. Ficou saliente que os consumidores desejam produtos que demonstrem seus sentimentos, crenças e valores. A customização possibilita uma maior integração entre marca e consumidor, permitindo que o produto desejado tenha participação do cliente. Na personalização dos produtos, variações de layouts, cores, design e caracteres são opções pré-estabelecidas pelos fabricantes. Esta premissa, porém, não foi considerada como efeito negativo, pois os níveis de satisfação e retenção foram mencionados.


Palavras-chave


customização; produtos customizados; gestão de produtos; comportamento do consumidor; processo de compra

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Copyright APEC e Rede Internacional de Universidades Laureate

E-mail: edunp@unp.br

AV. Senador Salgado Filho, nº1610. Prédio I, 3º andar, Sala 306. Lagoa Nova. Natal/RN. CEP: 59056-000.
Tel.: (84) 3215-1222

ibict_small_122