CARACTERÍSTICAS DO PROCESSO DE COMPRA DE PRODUTOS ESPORTIVOS CUSTOMIZADOS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Marcos José Pancotto
Fernanda Lazzari
Gabriel Sperandio Milan
Fábio Verruck
Luciene Eberle

Resumo

A customização pode ser percebida como uma atraente alternativa de consumo. A partir da ênfase que a customização traz aos artigos esportivos ao exigir por parte dos consumidores um maior envolvimento na decisão de compra, o objetivo deste trabalho foi o de identificar as características do processo de compra de produtos customizados. Foi elaborada uma pesquisa qualitativa, com base em um roteiro de questões, para verificar as percepções dos consumidores e experts sobre como se desenvolveu o processo de compra dos produtos customizados. Ficou saliente que os consumidores desejam produtos que demonstrem seus sentimentos, crenças e valores. A customização possibilita uma maior integração entre marca e consumidor, permitindo que o produto desejado tenha participação do cliente. Na personalização dos produtos, variações de layouts, cores, design e caracteres são opções pré-estabelecidas pelos fabricantes. Esta premissa, porém, não foi considerada como efeito negativo, pois os níveis de satisfação e retenção foram mencionados.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Marcos José Pancotto, UCS - Universidade de Caxias do Sul

Graduado em Comércio Internacional pela UCS - Universidade de Caxias do Sul.

Fernanda Lazzari, UCS - Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Administração na Área de Marketing pela UFGRS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora e pesquisadora da UCS - Universidade de Caxias do Sul.

Gabriel Sperandio Milan, UCS - Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Engenharia de Produção na área de Sistemas de Qualidade pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor e pesquisador da UCS - Universidade de Caxias do Sul. Consultor de empresas na área de estratégia e mercado.

Fábio Verruck, UCS - Universidade de Caxias do Sul

Mestre em Administração pela UCS - Universidade de Caxias do Sul. Doutorando em Administração pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor e pesquisador da UCS.

Luciene Eberle, UCS - Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Administração pelo curso em Associação Ampla entre a UCS - Universidade de Caxias do Sul e a PUCRS - Pontifícia Católica Universidade do Rio Grande do Sul. Professora e pesquisadora da UCS.