Competências essenciais nos serviços de informática: analise das percepções entre profissionais, gestores e professores de graduação.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

sonia trigueiro almeida
Alipio Ramos Veiga Neto
Roberta Filgueiras Lima
Hilderline Camara de Oliveira
Cesar Ricardo Maia de Vasconcelos

Resumo

O estudo analisa as competências essenciais para os profissionais de computação, verificando a existência de um gap entre a percepção de três grupos de indivíduos: profissionais, gestores e professores. Verifica, ainda, o grau de relevância e as divergências das competências, segundo a percepção de cada grupo; e o gap existente entre as competências demandadas e ofertadas. A pesquisa é exploratória e descritiva, qualitativa e quantitativa e faz uma revisão da literatura sobre o tema. O marco teórico está fundamentado no Modelo de Competências de Le Boterf (2003) e no Modelo de Análise do Gap da Qualidade de Parasuraman, Zeithaml e Berry (1985), articulado com a Qualidade em Instituições de Ensino de Sirvanci (1996). A partir dos modelos referenciais, aplicou-se o Teste T para teste das hipóteses. Os resultados revelaram a existência de gaps entre os diferentes grupos pesquisados.  

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

sonia trigueiro almeida, Universidade Potiguar Doutora pela Université Pierre Mendes France

Mestrado em AdministraçãoEstratégias de Marketing

Alipio Ramos Veiga Neto, Universidade Potiguar

MPAComportamento do Consumidor

Roberta Filgueiras Lima, Universidade Potiguar

MPAComportamento

Hilderline Camara de Oliveira, Universidade Potiguar

MPAOrganização

Cesar Ricardo Maia de Vasconcelos, Universidade Potiguar

MPAEstratégias