Empreendedorismo institucional no desenvolvimento do pólo vitivinícola da Campanha Gaúcha.

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diego echevenguá Borges
Flávia Luciane Scherer

Resumo

Este estudo é resultado de uma pesquisa maior, que buscou explorar, tendo como base a concepção teórica empreendedorismo institucional, a participação da Miolo Wine Group no desenvolvimento de instituições que suportem o desenvolvimento do polo vitivinícola da região da Campanha. Para tanto, foi realizado um estudo de caso de abordagem qualitativa, tendo como instrumento para coletar os dados primários junto a empresa um questionário semi- struturado. Além disso, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (1977), a qual permitiu atentar para a dimensão subjetiva do processo de pesquisa, onde se buscou interpretar o conteúdo das mensagens da entrevistada em confronto com o referencial teórico, assim como descrever de maneira objetiva o conteúdo da entrevista com o suporte do software NVivo 10. Na dimensão objetiva de análise verificou-se a classificação das palavras mais frequentes e, com o suporte da técnica análise de cluster, identificou-se a associação de ideias no pensamento do entrevistado.  Dentre outros resultados, verificou-se a vinícola participou ativamente das instituições criadas na Campanha Gáucha, atuando em alguns casos como uma forte liderança em busca da consolidação dos projetos. Transpondo conhecimentos técnicos e culturais obtidos em sua trajetória pelo mercado nacional e internacional, o grupo Miolo explora e consolida negócios em territórios aparentemente inóspitos.

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Seção
Artigos