PERCEPÇÃO E COMPREENSÃO DE FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS SOBRE COMPORTAMENTO SERVIDOR

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Cristina Maria de Araujo Medeiros Santos
Kleber Cavalcanti Nobrega
Patricia Whebber Souza Oliveira

Resumo

O comportamento servidor visa melhorar a execução dos serviços e proporcionar melhor qualidade e resultados. O objetivo deste trabalho é identificar a compreensão de funcionários públicos sobre seu papel, enquanto servidor, e a avaliação deste entendimento à luz dos atributos do comportamento servidor. Foi realizado através de um estudo de caso, em que foram aplicados questionários com questões abertas, junto a funcionários públicos. As respostas foram tratadas e analisadas através de análise de conteúdo. Os resultados indicam que, para os funcionários pesquisados, ser servidor é ter comportamento de disposição e ajuda, ao mesmo tempo que ser contratado para servir. Na comparação com o construto teórico de comportamento servidor, as dimensões mais citadas foram a responsabilidade, a bondade, a iniciativa, a simplicidade, a renúncia, a utilidade e a ajuda.

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

Cristina Maria de Araujo Medeiros Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Administração (MPA-UnP) – Nutricionista / UFRN – Bacharel em Direito/UFRN

Kleber Cavalcanti Nobrega, Universidade Potiguar

Kleber C. Nóbrega, Dr. Eng.Professor do Mestrado Profissional em AdministraçãoUniversidade Potiguar

Patricia Whebber Souza Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação UFRN/ Bacharel em Administração (UnP) Professora do curso de Admininistração da UFRN