O perfil dos Empreendedores de Tatuí/SP

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Bárbara Regina Lopes Costa
Célio Alves de Castro
César Ricardo Maia de Vasconcelos

Resumo

O propósito deste estudo foi o de identificar o perfil dos empreendedores do município Tatuí no Estado de São Paulo e verificar as motivações que os levaram a empreender na cidade. A metodologia de pesquisa adotada consiste em uma abordagem descritiva quantitativa, com tratamento estatístico simples, para analisar o ambiente do empreendedor tatuiense a partir da perspectiva das práticas de desenvolvimento articuladas por 159 empreendedores locais. A coleta de dados foi feita através de um questionário estruturado e a ordem dos entrevistados foi estabelecida por meio de metodologia aleatória simples e por acessibilidade, uma vez que o pesquisador dirigiu-se ao empreendimento uma única visita. Os resultados indicam que o perfil dos avaliados é formado, em sua maioria pelo sexo masculino, que 40% deles possuem o ensino médio, 35% o ensino superior e a maioria pertence a classe média. A apuração revelou ainda que os respondentes do questionário estão instalados no município há mais de dois anos e os motivos que os levaram a ser empreendedor foram: perspectiva de maior renda futura, a visualização de uma oportunidade e a independência pessoal.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Bárbara Regina Lopes Costa, Professor de Administração e Marketing na Graduação FAESB - Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara e na Pós-Graduação FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana Saboia de Medeiros.

Doutoranda em Administração pela Universidad de la Empresa – UDE/Uruguai. Mestre em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS. Publicitária e Professora de Comunicação e Marketing na FAESB - Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara e na Pós-Graduação FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana PE Saboia de Medeiros.

Célio Alves de Castro, Professor de Administração e Marketing na Graduação FAESB - Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara.

Especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Administrador de Empresas e Professor de Administração e Marketing na Graduação FAESB - Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara.

César Ricardo Maia de Vasconcelos, Universidade Potiguar - UnP

Doutorado em Administração pela Université Pierre Mendes France - France e é Professor titular do PPGA da Universidade Potiguar - Natal/RN.