Escargot, Churrasco e Panelada: a percepção dos consumidores em diferentes ambientes de serviços.

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João Linhares Neto
Lucas Lopes Ferreira Souza
Felipe Gerhard
Marcio de Oliveira Mota
Ana Augusta Ferreira Freitas

Resumo

Este estudo objetiva analisar a influência da ambientação de restaurantes na percepção dos consumidores. Para tal, foram realizados, em uma capital do Nordeste, surveys estimulados com 164 consumidores de restaurantes que apresentam ambientes de loja diferenciados, quais sejam: francês, tradicional e regional. A partir das análises, pode-se inferir que o ambiente de serviço com uma atmosfera temática afeta a percepção dos consumidores. Ademais, também ocorreu uma diferença na intenção de compra entre os consumidores do sexo masculino e feminino; as mulheres apresentaram valores significantemente maiores tanto de forma geral quanto ao se observar os restaurantes com e sem temática. O estabelecimento que apresenta temática voltada à cultura regional, vale ressaltar, atingiu melhores índices quanto à intenção de compra. Pode-se afirmar, dessa forma, que o investimento em aspectos culturais da região nos ambientes de serviços é bem avaliado pelos clientes. Ao final, serão sugeridas tendências para pesquisas futuras.

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

João Linhares Neto, Universidade Estadual do Ceará

Mestrando em Administração pela Universidade Estadual do Ceará.

Lucas Lopes Ferreira Souza, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Administração pelo Mestrado Acadêmico em Administração da Universidade Estadual do Ceará.

Felipe Gerhard, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Administração pelo Mestrado Acadêmico em Administração da Universidade Estadual do Ceará.

Marcio de Oliveira Mota, Universidade Estadual do Ceará

Professor Doutor do Mestrado Acadêmico em Administração da Universidade Estadual do Ceará

Ana Augusta Ferreira Freitas, Universidade Estadual do Ceará

Professora Doutora do mestrado Acadêmico em Administração da Universidade Estadual do Ceará