COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE CERVEJAS ESPECIAIS

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Richard Medeiros Araújo
Vanessa Vieira
Saionara Branco Bolson
Jadson Rodrigo Ferreira

Resumo

O objetivo do presente estudo é descrever as variáveis que influenciam o comportamento de compra dos consumidores de cervejas especiais, bem como se dá o processo de compra. A pesquisa tem metodologia descritiva com abordagem quantitativa; como instrumento de coleta de dados foi usado o questionário composto de dois blocos de questões um trata do perfil socioeconômico e as variáveis da literatura sobre comportamento de compra. O instrumento foi aplicado virtualmente, tendo obtido uma amostra de 108 sujeitos que participaram da pesquisa. Dentre os principais resultados tem-se uma que a maior parte era homens de idade entre 26 a 35 anos, já pós-graduados com renda média de cinco salários mínimos. Observa-se que as variáveis que tem maior influência são associadas ao grupo de referencias primário. Os resultados obtidos permitiram concluir que o público de cervejas especiais são pessoas de renda média/alta, com avançado grau de instrução e que seu comportamento de compra é influenciado pelo padrão de vida que possuem, bem como a variedade do produto, preço e localidade do ponto de venda.

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

Richard Medeiros Araújo, UNIFACEX

Doutor em Administração pelo PPGA/UFRNProfessor do UNIFACEX e do PPGP/UFRN

Vanessa Vieira, UNIFACEX

Graduada em Marketing

Saionara Branco Bolson

Mestre em Administração e professora do UNIFACEX