ZMOT (ZERO MOMENT OF TRUTH): O ESTUDO DAS GERAÇÕES E DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NO MOMENTO ZERO DA VERDADE

Evandro José Krewer, André José Eberhardt, Deivis Cassiano Philereno, Rafael de Lucena Perini, Fabio Teodoro Tolfo Ribas

Resumo


O presente estudo buscou por meio de uma análise qualitativa e exploratória, identificar o grau de importância do ZMOT para o corpo docente e os estudantes do curso de Administração da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG) enquanto consumidores no processo de pesquisa de atributos relevantes antes da compra de um determinado produto/serviço. Para o desenvolvimento da fundamentação teórica foram utilizados os principais autores, Blackwell, Miniard e Engel (2009), Lecinski (2011) e Solis (2013). Nas questões metodológicas, as técnicas de coleta de dados foi focus group com os acadêmicos pertencentes à geração Y, e entrevistas em profundidade com o corpo de docentes pertencentes às gerações X e baby boomers. O instrumento de pesquisa foi um roteiro de perguntas abertas semiestruturado e no tratamento dos dados foi feita uma análise de conteúdo. Com base nos resultados apurados com a pesquisa, fica sugerido que a internet e suas ferramentas estão sim, influenciando o comportamento do consumidor durante o seu processo de decisão de compra. De acordo com o objetivo da pesquisa pode-se observar que os consumidores tendem a mudarem os seus comportamentos no consumo, como também na forma de vida, em razão de como foi demonstrado, a internet é uma ferramenta de extrema importância para o cotidiano, seja das pessoas, ou das empresas. Fatores como disponibilidade, comparação, facilidade e acessibilidade têm sido fundamentais para que estes compradores tornarem-se cada vez mais exigentes e criteriosos em suas compras.

Palavras-chave


ZMOT. Gerações X e Y. Processo de Decisão de Compra. Internet

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Copyright APEC e Rede Internacional de Universidades Laureate

E-mail: edunp@unp.br

AV. Senador Salgado Filho, nº1610. Prédio I, 3º andar, Sala 306. Lagoa Nova. Natal/RN. CEP: 59056-000.
Tel.: (84) 3215-1222

ibict_small_122