ZMOT (ZERO MOMENT OF TRUTH): O ESTUDO DAS GERAÇÕES E DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NO MOMENTO ZERO DA VERDADE

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Evandro José Krewer
André José Eberhardt
Deivis Cassiano Philereno
Rafael de Lucena Perini
Fabio Teodoro Tolfo Ribas

Resumo

O presente estudo buscou por meio de uma análise qualitativa e exploratória, identificar o grau de importância do ZMOT para o corpo docente e os estudantes do curso de Administração da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG) enquanto consumidores no processo de pesquisa de atributos relevantes antes da compra de um determinado produto/serviço. Para o desenvolvimento da fundamentação teórica foram utilizados os principais autores, Blackwell, Miniard e Engel (2009), Lecinski (2011) e Solis (2013). Nas questões metodológicas, as técnicas de coleta de dados foi focus group com os acadêmicos pertencentes à geração Y, e entrevistas em profundidade com o corpo de docentes pertencentes às gerações X e baby boomers. O instrumento de pesquisa foi um roteiro de perguntas abertas semiestruturado e no tratamento dos dados foi feita uma análise de conteúdo. Com base nos resultados apurados com a pesquisa, fica sugerido que a internet e suas ferramentas estão sim, influenciando o comportamento do consumidor durante o seu processo de decisão de compra. De acordo com o objetivo da pesquisa pode-se observar que os consumidores tendem a mudarem os seus comportamentos no consumo, como também na forma de vida, em razão de como foi demonstrado, a internet é uma ferramenta de extrema importância para o cotidiano, seja das pessoas, ou das empresas. Fatores como disponibilidade, comparação, facilidade e acessibilidade têm sido fundamentais para que estes compradores tornarem-se cada vez mais exigentes e criteriosos em suas compras.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Deivis Cassiano Philereno, Faculdade da Serra Gaúcha (FSG)

Doutor em Desenvolvimento Regional (UNISC), Mestre em Economia do Desenvolvimento (PUC-RS), Especialista em Gestão Estratégica da Contabilidade (FACCAT), Bacharel em Administração (FACCAT). Consultor e Professor das disciplinas de Recursos Humanos I e II, Teoria Geral da Administração I e II, Marketing, Organizações, Sistemas e Métodos (OSM), Economia, Custos, Governança Corporativa, Diagnóstico Empresarial, Projetos e Matemática Financeira. Atualmente exerço a função de professor na Graduação do curso de Administração, ministrando as disciplinas de Negociação e Processo Decisório e Projetos. No Curso de Engenharia da Produção ministro a disciplina de Fundamentos da Administração e no curso de Ciências  Contábeis, Administração Contemporânea. Membro atuante do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Engenharia da Produção. Professor no curso da Pós-Graduação na Faculdade da Serra Gaúcha - FSG e consultor nas áreas de Gestão e Reestruturação, Sucessão Familiar, Planejamento Estratégico e demais áreas administrativas afins.