As metas e os indicadores no processo de planejamento: Estudo de caso de uma Universidade Pública, discussão e análise

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Djair Picchiai

Resumo

Buscou-se com este artigo estudar os estabelecimentos de metas e indicadores no processo de planejamento de uma universidade. O entendimento por parte da comunidade acadêmica a respeito de metas e de indicadores utilizados no processo de planejamento organizacional de suas atividades no estudo de caso levantou-se uma amostra de 418 respondentes de um questionário com 21 questões. O questionário ficou disponível para a comunidade por três meses e meio para consulta e preenchimento na intranet. Inicialmente, obteve-se a percepção de visão de futuro e o que a comunidade percebe e acredita para os próximos cinco e dez anos da Instituição. Em um segundo momento, perguntas objetivas sobre a utilização de indicadores na Universidade foram feitas. Considera-se uma amostra representativa dos colaboradores da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), instituição federal de ensino superior de caráter público. Constatou-se uma visão otimista para o futuro da UNIFESP, levando-se em consideração o tempo projetado de cinco e dez anos. Encontrou-se certa dificuldade de entendimento e desconhecimento dos conceitos de metas e indicadores como elementos do processo de planejamento por uma parcela significativa dos respondentes e também da implantação destes indicadores. A incorporação destes conceitos foi fundamental para a implantação, operacionalização, monitoramento e avaliação do Plano de Desenvolvimento Institucional (2011-2015). Encontra-se na literatura (OLIVEIRA, 1989; KAPLAN; NORTON, 2004) sobre planejamento a importância e necessidade da fixação das metas e indicadores. No entanto, na prática do planejamento organizacional pela Universidade, isto não é utilizado ou pelo menos valorizado pela comunidade.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Djair Picchiai, Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas - EAESP/FGV Faculdade Campo Limpo Paulista - FACCAMP

Possui mestrado em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getulio Vargas (1983) e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1991). Atualmente é professor da Fundação Getúlio Vargas - SP (desde 1987). Tem experiência na área de administração, com ênfase em administração estratégica e de pequenos negócios, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão estratégica, estrutura organizacional, gestão de pessoas, administração hospitalar e gestão pública. Desde março de 2007 está colaborando na formulação e implantação do mestrado profissional de administração das Faculdades Campo Limpo Paulista, que foi aprovado pela Capes-Mec em 2008, começando a funcionar em 2009. Tem mais de 38 anos de experiência no setor público como executivo público. Tem 36 anos como professor universitário. Tem publicações desde 1977, artigos em revistas qualis, pesquisa realizada pela Fapesp e vários relatórios de pesquisas publicados pelo núcleo de publicações e pesquisas da EAESP-FGV.