A hora do trem: o transporte ferroviário de container

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Marcos Paulo do Couto Costa
Marcelo Sales Ferreira

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo final, identificar quais ações de inovação foram implementadas pela MRS Logística no que se refere à operação de transporte de container. De maneira complementar, busca levantar o patamar de maturidade do processo de implantação observando o indicador principal de volume de produção. Para tal investigação, foi realizada uma pesquisa quali-quanti que permitiu ao pesquisador, avaliar os dados, tomando como base os conceitos e teorias relacionados à logística brasileira, ao transporte ferroviário e à inovação. Os resultados mostraram que o processo avaliado demonstra certo grau de inovação no setor pesquisado, que assume a regularidade e o aumento do nível de serviço como principais diferenciais. A efetividade dos resultados pôde ser vista pela evolução do volume de transporte nos períodos antes e depois da implantação. Ressalta-se, todavia, que a sustentabilidade do modelo ainda não foi avaliada, pelo prazo reduzido de implantação.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Marcos Paulo do Couto Costa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestrando em Gestão e Estratégia pela UFRRJ e graduado em Ciências Econômicas pela UFJF (2003). Possui também MBA em Logística Empresarial pela UFJF (2006). Sólida experiência em logística, com atuação nas áreas de Suprimentos, Operação e Planejamento e Controle da Produção. Atualmente exerce a função de Gerente de Controle e Produtividade Operacional na MRS Logística S.A.. Já exerceu, nos últimos 11 anos de atuação, na mesma empresa, os cargos de Coordenador de Planejamento Operacional, Coordenador de Operação, Analista Ferroviário II, Analista de Suprimentos, Assistente de Suprimentos e Assistente de Contratos.

Marcelo Sales Ferreira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ (2011), Mestre em Gestão e Estratégia em Negócios pela UFRRJ (2005) e graduado em Administração pela UFRRJ (2000). É professor do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis (DCAC) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), onde integra o corpo docente do Programa de Pós Graduação em Administração. Atua na área de Administração e Engenharia de Produção, com ênfase em logística, gestão da produção, gestão de varejo e estratégia.