PROPOSTA DE MÉTODO PARA CLASSIFICAÇÃO DO PORTE DAS EMPRESAS

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Jean Gleyson Farias Martins
Rodrigo José Guerra Leone
Nilda Maria de Clodoaldo Pinto Guerra Leone

Resumo

Muitos são os critérios utilizados para classificar as empresas: número de empregados, faturamento, setor de atividade, lucro, patrimônio líquido e ativo fixo, e, dependendo da finalidade ou das políticas de fomento, podem ser utilizados outros critérios ou até mesmo múltiplos critérios. O presente estudo tem por objetivo geral propor um método homogeneizador de classificação para o porte das empresas que minimize as potenciais distorções de mensuração dos critérios atualmente utilizados, a partir das análises de clusters e discriminante. Os resultados apontaram para a formação de quatro grupos de tamanho de empresa e de um modelo para o porte que leva em conta as variáveis discriminantes vendas, lucro e número de empregados, nessa ordem de importância.

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

Jean Gleyson Farias Martins, Faculdade de Ciências Empresariais e Estudos Costeiros de Natal - FACEN

Possui graduação em Administração - Habilitação Gestão de Negócios pela Universidade Potiguar (2006). Atualmente é coordenador do curso de administração da Faculdade de Ciências Empresariais de Natal e professor - Liga de Ensino do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: fluxo de caixa, finanças tradicionais, teoria dos prospectos., financiamento e finanças comportamentais.

Rodrigo José Guerra Leone, Universidade Potiguar

possui graduação em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (1995), mestrado em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (1998), especialização em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1999) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor do curso de Mestrado em Administração da Universidade Potiguar, onde também é o editor-responsável pela Revista de Administração da UnP - RAUnP. Tem experiência nas áreas de Matemática, Estatística e Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando nos seguintes temas: métodos quantitativos, tomada de decisão, finanças empresariais, finanças comportamentais, planejamento financeiro pessoal, programação matemática e gestão de custos. 

Nilda Maria de Clodoaldo Pinto Guerra Leone, Universidade Potiguar

Possui graduação em Administração de Empresas pela Escola Brasileira de Administração Pública (1969), mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1983) e doutorado em Doutorado Em Ciencias da Administração - Université de Grenoble II (1988). Atualmente é professor da Faculdade Leão Sampaio, professor da Faculdade Vale do Salgado e professor da Universidade Potiguar. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: empresa familiar, sucessão, processo sucessório, pequenas e médias empresas, recursos humanos e comportamento.