A INOVAÇÃO DE PROCESSOS: UM ESTUDO COMPARATIVO SEGMENTO DE RESTAURANTE

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Richard Medeiros Araújo
Alisson Kemis Araújo
Rodrigo de Siqueira Campos Christo

Resumo

RESUMO: O presente artigo tem como objetivo fazer um estudo comparativo sobre a evolução das empresas atendidas pelo programa ALI (Agentes Locais de Inovação) na região do Polo Costa-Branca/RN, no que se refere à inovação, enfocando o contexto dos processos. Por se tratar de uma comparação, buscou analisar através de um estudo comparativo por meio da estatística descritiva onde são demonstrados os graus de inovação das empresas selecionadas, embasando-se nos dados obtidos e motivos que levaram a empresa a aumentar o seu grau de inovação ou não no período que se manteve sobre o acompanhamento do programa ALI. O universo acompanhado foi 15 empresas, dentro de uma abordagem quantitativa. Dentre os resultados, observa-se que houve uma melhoria considerável no processo de inovação das empresas comparadas, onde 12 das 13 dimensões analisadas demonstraram que evoluíram seus graus de inovação. Conclui-se que inovar não está associado a altos investimentos ou anos de pesquisa, a inovação está em cada lugar e setor da empresa e deve ser considerada como estratégia, seja para, buscar mercados, aumentar a produtividade ou diminuir desperdícios, inovar é imprescindível para empresa que busca crescimento.

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

Richard Medeiros Araújo, UFRN/UNIFACEX

Doutor em Administração pelo PPGA/UFRNProfessor do UNIFACEX e do PPGP/UFRN

Alisson Kemis Araújo

raduado em Administração pela Faculdade Católica Santa Teresinha. Agente Local de Inovação do SEBRAE. Bolsista do CNPQ

Rodrigo de Siqueira Campos Christo, Professor do UNIFACEX

Mestre em Administração.