AGREGAÇÃO DE VALOR AOS PRODUTOS E SERVIÇOS: UM ESTUDO REALIZADO EM INDÚSTRIAS GRÁFICAS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Edzangela Ferreira da Cunha Vieira
Richard Medeiros Araújo

Resumo

O paper objetivou investigar como o segmento gráfico utiliza-se da inovação para agregar valor aos seus produtos e serviços. Foi realizada uma pesquisa do tipo descritiva exploratória, com a aplicação de questionários, utilizando-se de uma amostra não probabilística por acessibilidade composta de 7 indústrias gráficas participantes do Programa Agente Local de Inovação do SEBRAE. Dentre os principais resultados tem-se que os empresários entrevistados conhecem as expectativas e monitoram constantemente as necessidades dos seus clientes, não realizam pesquisa de mercado e não investem em seus funcionários. Conclui-se que os empresários se esforçam para que as necessidades dos clientes sejam atendidas e que o valor agregado aos produtos e serviços possam ser percebidos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Edzangela Ferreira da Cunha Vieira, SEBRAE/CNPQ

Agente Local de Inovação pelo SEBRAE RN 2012 – 2013. Bolsista do CNPQ. Formada em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2011). Pós-graduada em Logística Empresarial pelo Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN (2013).

Richard Medeiros Araújo, UNIFACEX

Doutor em Administração pelo PPGA/UFRN e professor do UNIFACEX