LEAN MANUFACTURING: UM ESTUDO DE CASO DA SUA APLICAÇÃO EM EMPRESA DO RAMO DE METAIS SANITÁRIOS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Anderson Catapan
Ricardo Aurélio Quinhões Pinto
Ubiratã Tortato
Claudimar Pereira da Veiga

Resumo

Esta pesquisa visa identificar que fatores relacionados às atividades de gestão de estoque com utilização das ferramentas da filosofia lean levam a obtenção de vantagem competitiva, em termos de giro de estoque, lead time de entrega, acurácia e perdas. Para tanto, foi desenvolvido um estudo de caso numa empresa do ramo de metais sanitários. Para coletar os dados, foram realizadas entrevistas pessoalmente com os gerentes das áreas de Logística, de Processo e de Planejamento e Controle da Produção. Observou-se que, a gestão do estoque lean depende do afinamento de uma série de atividades (diretamente relacionadas à gestão do estoque ou não), em praticamente toda organização, e isso não é simples. A empresa foco do trabalho conseguiu reduzir custos de produção e melhorar a qualidade dos seus produtos com a implantação do lean.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Anderson Catapan, PUCPR

Doutorando em Administração, Mestre em Contabilidade e Finanças, MBA em Administração, Pós-graduado em Controladoria, Engenheiro Elétrico, Contador. Professor da Escola de Negócios da PUCPR.

Ricardo Aurélio Quinhões Pinto, Univille

Mestre em Administração de Empresas (PUCPR), Engenheiro

Ubiratã Tortato, PUCPR

Doutor em Engenharia de Produção (USP), Mestre em Administração (UFPR). Professor do Mestrado e Doutorado em Administração, da Escola de Negócios da PUCPR.

Claudimar Pereira da Veiga, PUCPR

Doutorando em Administração e Mestre em Engenharia de Produção