FORMAÇÃO DE GRUPOS ESTRATÉGICOS DE BANCOS BRASILEIROS: UMA ANÁLISE LONGITUDINAL DO DESEMPENHO ECONÔMICO-FINANCEIRO ENTRE OS ANOS 2010 A 2012

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Jorge Harry Harzer
Carolini Bonetti Genghini
June Alisson Westarb Cruz
Wesley Vieira da Silva
Tomas Sparano Martins

Resumo

Diante de ummercado financeiro de alta performance, é essencial que as instituiçõesfinanceiras tenham seu posicionamento estratégico focado na geração devantagens competitivas, nesse sentido o presente trabalho tem como objetivocentral identificar a existência de grupos estratégicos entre os bancosbrasileiros, por meio de indicadores contábeis de desempenhoeconômico-financeiro com emprego da análise de agrupamento. A amostra é compostapor 22 bancos, cujos indicadores foram extraídos da base de dados Economática.O período de análise compreende o período de 2010 a 2012. Como método, osagrupamentos foram realizados em duas etapas: pelo método hierárquico, paradeterminar o número ideal de clusterse, pelo método não hierárquico. Como resultado, foi possível dividir os bancosem dois grupos sendo possível observar um comportamento padrão entre os bancos:aqueles que sempre estiveram no grupo 1, os que sempre estiveram no grupo 2 eaqueles bancos que se comportaram de forma aleatória entre os grupos ao longodos anos. Por fim, foi possível descrever o comportamento das organizaçõesfinanceiras, bem como suas similaridades e tendências.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Jorge Harry Harzer, Católica de Santa Catarina

Professor da Católica de Santa Catarina e Doutorando do Curso de Administração (PPAD)

Carolini Bonetti Genghini, PUCPR

Aluna da Disciplina de Finanças Corporativas do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da PUCPR (PPAD)

June Alisson Westarb Cruz, PUCPR

Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da PUCPR (PPAD)Professor do Programa do Mestrado Profissional em Gestão de Cooperativas da PUCPR (PPGCOOP)Gestor na Rede Marista de Solidariedade (RMS)

Wesley Vieira da Silva, PUCPR

Coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da PUCPR (PPAD)

Tomas Sparano Martins, PUCPR

Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Cooperativas da PUCPR (PPGCOOP)