ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA: UM ESTUDO NA DI GRÁFICA E EDITORA LTDA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Débora Vargas Ferreira Costa
Márcia Cristina Machado
Natália de Almeida Vicente
Joyce Gonçalves Altaf
Marcos Paulo do Couto Costa

Resumo

O presente estudo tem como objetivo investigar o processo de formação de estratégia de uma empresa de pequeno porte, de caráter familiar, que atua no setor de indústria gráfica e situa-se na cidade de Juiz de Fora – MG, a DI Gráfica e Editora Ltda., à luz da abordagem da estratégia como prática social. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa com caráter descritivo e estudo de caso da organização abordada. Destaca-se que a realização de um estudo a respeito do processo de formação estratégica em uma empresa de pequeno porte é oportuno, uma vez que a maioria dessas empresas são administradas por empresários que, em geral, atuam de forma empírica, sem conceitos de gestão e sem planejamento. No presente estudo, pode-se concluir que isso realmente ocorre, pois percebeu-se que as decisões do empresário são tomadas com base na experiência adquirida ao longo do tempo e, que esse não utiliza técnicas de planejamento estratégico para projetar o futuro. As ações estratégicas do presente estão baseadas em ações que deram certo no passado, configurando-se como padrões para guiar o futuro da empresa. Assim, a maioria dos padrões de formação da estratégia na empresa em estudo pode ser considerada emergente, uma vez que surgem com o aprendizado diário do empresário.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos