APLICAÇÃO DA MODELAGEM DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS PARA ANÁLISE DA RETENÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Julio Cesar Ferro de Guimarães
Eliana Andréa Severo
Fernando de Oliveira Santini

Resumo

Noprocesso de trocas relacionais, os antecedentes de qualidade e a marca aparecemcomo facilitadores iniciais dos relacionamentos, pois estes contribuem paramanter e ampliar os mediadores de confiança e comprometimento, os quais podeminfluenciar positivamente no resultado de retenção dos clientes. Este artigo é resultado de umapesquisa quantitativa, através da modelagem de equações estruturais, aplicado a687 alunos de seis Instituições de Ensino Superior localizadas na regiãoNordeste do Estado do Rio Grande do Sul, com o objetivo de identificar asrelações entre a Qualidade e Marca, na construção da Confiabilidade e doComprometimento para a obtenção da Retenção dos alunos. Como resultadoidentificou-se relações significativas entre todas as dimensões previstas,sendo destacados os efeitos da Qualidade e Marca na formação da Confiança dosestudantes, assim uma forte influencia do comprometimento na formação da Retenção.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Julio Cesar Ferro de Guimarães, Universidade Potiguar - UnP

Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, e pela Universidade de Caxias do Sul - UCS. Mestrado em Engenharia da Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Especialização em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Faculdade Internacional de Curitiba, FACINTER. Especialização em Design de Produto pela Faculdade da Serra Gaúcha - FSG. Graduação em Administração de Empresas pela  UCS.

Eliana Andréa Severo, Universidade Potiguar - UnP

Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, e pela Universidade de Caxias do Sul, UCS. Mestrado em Administração pela UCS. Especialização em Gestão Ambiental com Ênfase na Indústria pela UCS. Graduação em Administração pela Universidade Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS. Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena pela Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC.

Fernando de Oliveira Santini, Senac-RS

Doutor em Administração pela Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS, possui  mestrado em Administração pela PUC/RS (2008) e graduação em Comunicação Social pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA (2004). Atualmente é professor dos cursos de Graduação e Pós-Gradução da Faculdade da Serra Gaúcha - FSG e da Faculdade SENAC/RS. Coordenador dos cursos de Pós Graduação e Extensão da Faculdade SENAC/RS.