CONTROLES INTERNOS PROSPECTANDO A IMPLANTAÇÃO DA GOVERNANÇA CORPORATIVA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Deivis Cassiano Philereno
Itacir Alves da Silva
Vanessa Garcia
Sandra Maria de Oliveira
Odir Berlatto

Resumo

O presente estudo aborda os controles internos prospectando a implantação da Governança Corporativa numa empresa prestadora de serviços de consultoria empresarial, aqui denominada como empresa Alfa, visto que uma das exigências é a transparência dos resultados diante de todos os envolvidos no negócio. Assim, este trabalho tem como objetivo fundamentar e evidenciar a importância da Governança Corporativa (GC) como fator de geração e agregação de valores para a empresa. Nesse sentido, a pesquisa teórica trata da análise dos procedimentos para o desenvolvimento de controles internos e do aprimoramento de processos, produzindo informações contábeis mais claras e auxiliando no desenvolvimento e crescimento dos negócios da organização. O estudo  justifica-se por buscar subsídios que permitam impulsionar a empresa para a realização de suas metas, proporcionadas por uma política sólida e mais bem estruturada, com maior aproveitamento de suas potencialidades, tendo continuidade a partir do crescimento, desenvolvimento e diversificação de suas atividades, o que dará maior segurança ao empresário na gestão do seu patrimônio e o retorno às suas expectativas de investimento. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa exploratória uma vez que busca o aperfeiçoamento de ideias, proporcionando maior familiaridade com o tema em questão, tornando o problema explícito ou construindo hipótese. Em relação à abordagem de pesquisa, define-se como qualitativa, o método utilizado é o estudo de caso. Foram realizadas entrevistas com pessoas da área estratégica e líderes da área organizacional, que forneceram subsídios para a análise de conteúdo. Em síntese, é possível afirmar que a Governança Corporativa busca normatizar as empresas que desejam crescer e serem reconhecidas pela transparência de sua gestão.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Deivis Cassiano Philereno, Faculdade da Serra Gaúcha (FSG)

Doutor em Desenvolvimento Regional (UNISC), Mestre em Economia do Desenvolvimento (PUC-RS), Especialista em Gestão Estratégica da Contabilidade (FACCAT), Bacharel em Administração (FACCAT). Consultor e Professor das disciplinas de Recursos Humanos I e II, Teoria Geral da Administração I e II, Marketing, Organizações, Sistemas e Métodos (OSM), Economia, Custos, Governança Corporativa, Diagnóstico Empresarial, Projetos e Matemática Financeira. Atualmente exerço a função de professor na Graduação do curso de Administração, ministrando as disciplinas de Negociação e Processo Decisório e Projetos. No Curso de Engenharia da Produção ministro a disciplina de Fundamentos da Administração e no curso de Ciências  Contábeis, Administração Contemporânea. Membro atuante do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Engenharia da Produção. Professor no curso da Pós-Graduação na Faculdade da Serra Gaúcha - FSG e consultor nas áreas de Gestão e Reestruturação, Sucessão Familiar, Planejamento Estratégico e demais áreas administrativas afins.

Itacir Alves da Silva, FSG

Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade da Serra Gaucha (FSG), MESTRANDO EM ADMINISTRAÇÃO - UFRGS/FSG, ESPECIALISTA EM GESTÃO EMPRESARIAL pela Universidade de Caxias do sul (2005), BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela Universidade de Caxias do Sul (2003). Professor da FSG. Consultor junto a empresas privadas na elaboração de projetos para desenvolvimento tecnológico e científico e captação de recursos. Tem experiência na área de Contabilidade Gerencial e Administração, com ênfase em inovação tecnologica

Vanessa Garcia, FSG

Bacharel em Ciências Contábeis

Sandra Maria de Oliveira, FSG

Licenciada em Letras Português / Inglês pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Mestra em Letras e Cultura Regional pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Doutora em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Conta com experiência na área de Letras, Língua Inglesa e Portuguesa e respectivas Literaturas. Atuou como Coordenadora do Curso de Línguas Estrangeiras em nível de extensão, como também como professora de Língua Inglesa, no referido curso. Desde 2004, professora titular na Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), nas disciplinas de Ingês I e II, até 2008, no Curso de Administração; ministra a disciplina de Português Instrumental nos Cursos de Enfermagem e Engenharia de Produção, assim como Português Semipresencial para os demais Cursos da Instituição, ainda, Sociologia das Organizações, no Curso de Ciências Contábeis. Ministra, inclusive, Oficinas de Produção Textual em cursos de Pós-Graduação e MBAs da referida Instituição. Atuou também como Coordenadora do Programa Ingressando na Vida Acadêmica em 2010/1 e 2010/2. Também ministra aulas de Produção Textual para elaboração de TCCs. Editora da Revista Global Manager Acadêmica e membro do Conselho Editorial da Revista Global Manager e Revista Contabilidade, Ciências da Gestão e Finanças . Ademais, é membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Ciências Contábeis. Professora turno-integral da FSG. Atualmente, preside a Associação dos Docentes da Faculdade da Serra Gaúcha (ADSerra), gestão 2013-2014.

Odir Berlatto, FSG

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Conceição (1993) e mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professor titular da Faculdade da Serra Gaúcha. Tem experiência na área de Filosofia, Antropologia e Sociologia, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, cidadania, trabalho, metodologia científica, conhecimento e sociedade. Tem ainda experiência em Educação Básica e Superior