A RELAÇÃO ENTRE ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO E COMPORTAMENTO INOVADOR EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE VAREJO ALIMENTAR

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Alípio Ramos Veiga Neto
Gilmar Mota Dias
Hilderline Câmara Oliveira
Sonia Trigueiro Almeida
Cesar Ricardo Maia Vasconcelos

Resumo

Este trabalho investigou a relação entre Orientação para o Mercado e Comportamento Inovador em empresas varejistas de alimentos de micro e pequeno porte. Fundamentado em Kohli, Jaworski e Kumar (1993) e Christo (2011), constatou-se a existência de correlação dos construtos, um grau moderado de Orientação para o Mercado e um elevado Comportamento Inovador nas empresas pesquisadas. Os fatores determinantes do Comportamento Inovador resultantes da análise foram a inovação motivada pelo espirito empreendedor, inovação motivada pela atuação estratégica da empresa, inovação apesar das dificuldades, inovação motivada pelo aumento da rentabilidade, inovação motivada pelo ambiente externo e inovação motivada por pura necessidade.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Alípio Ramos Veiga Neto, Universidade Potiguar -UnP

Doutor em Psicologia, atualmente estar pesquisando sobre o comportamento do consumidor, mídias sociais, marketing verde, inovação e estratégias de negócios. 

Gilmar Mota Dias, Universidade Potiguar -UnP

estre em Administração de Empresas pela Universidade Potiguar (2012). Especialista em Economia e Gestão de Empresas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2006). Graduação em Economia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1995).

Hilderline Câmara Oliveira, UNP

Assistente Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001). Doutora em Ciências Sociais, Mestre em Serviço Social e especialista em Antropologia Cultural -UFRN. Realizou estágio de Doutoramento no Centro de Estudos Sociais-CES na Universidade de Coimbra-Portugal. Faz parte do corpo docente do Programa do Mestrado em Administração da Universidade Potiguar - UnP,

Sonia Trigueiro Almeida, UnP

Doutora em Administração em experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing e comportamento do consumidor

Cesar Ricardo Maia Vasconcelos, UnP

Doutor (Ph.D) em Administração experiência  em Estratégias Empresariais, Cultura Organizacional e Inteligência Competitiva