FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA DE UM PRODUTO SEMIPERSONALIZADO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE MÓVEIS DE CAXIAS DO SUL-RS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Paula Cristina Pedrotti Bonetto
Gisele Carina Pistore
Deivis Cassiano Philereno
Cláudio Rotta
Cesar Pandolfi

Resumo

Diante das características da atualidade conhecer a contabilidade de custos e entender a política de formação de preços é fundamental para o equilíbrio financeiro nas empresas. Um sistema de custos pode ser considerado adequado com a realidade da empresa quando ele oferece condições para a adequação rápida no processo produtivo, logo, o conhecimento de custos é vital para saber se determinado produto está contribuindo ou não para a lucratividade da empresa. O estudo expõe, de um modo geral, a análise dos aspectos observados para a elaboração do preço de venda utilizando a contabilidade de custos como ferramenta. A metodologia utilizada é de caráter exploratório e tem como base a pesquisa qualitativa.  O presente estudo valeu-se de entrevista semiestruturada com gestores da empresa e especialistas da área de custos; os conteúdos provenientes das entrevistas foram submetidos à análise de documentos. O resultado final confirma a importância da contabilidade de custos como ferramenta e apresenta uma sugestão de preço de venda feita a partir de cálculos elaborados, valendo-se dos custos e despesas da empresa para determinar a margem, comparando-se a proposta com o valor praticado pela empresa.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Paula Cristina Pedrotti Bonetto, Faculdade da Serra Gaúcha (FSG)

Bacharela em Ciências Contábeis

Gisele Carina Pistore, Faculdade da Serra Gaúcha (FSG)

Graduada em CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL (2005). Pós-Graduada GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS pela mesma instituição(2007) e GESTÃO DE PESSOAS pela Proativa/Randon (2008). MESTRE em Administração pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (2013). Professora titular das disciplinas de Contabilidade de Custos I e Contabilidade de Custos II. Orientadora de Trabalhos de Conclusão de Cursos em Graduação e Pós Graduação. Gerente de Controladoria na Unicasa Moveis SA.

Deivis Cassiano Philereno, Faculdade da Serra Gaúcha (FSG)

Doutor em Desenvolvimento Regional (UNISC), Mestre em Economia do Desenvolvimento (PUC-RS), Especialista em Gestão Estratégica da Contabilidade (FACCAT), Bacharel em Administração (FACCAT). Consultor e Professor das disciplinas de Recursos Humanos I e II, Teoria Geral da Administração I e II, Marketing, Organizações, Sistemas e Métodos (OSM), Economia, Custos, Governança Corporativa, Diagnóstico Empresarial, Projetos e Matemática Financeira. Atualmente exerço a função de professor na Graduação do curso de Administração, ministrando as disciplinas de Negociação e Processo Decisório e Projetos. No Curso de Engenharia da Produção ministro a disciplina de Fundamentos da Administração e no curso de Ciências  Contábeis, Administração Contemporânea. Membro atuante do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Engenharia da Produção. Professor no curso da Pós-Graduação na Faculdade da Serra Gaúcha - FSG e consultor nas áreas de Gestão e Reestruturação, Sucessão Familiar, Planejamento Estratégico e demais áreas administrativas afins.

Cláudio Rotta, Faculdade da Serra Gaúcha (FSG)

Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), pós-graduado em Relações e Negócios Internacionais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1999), Especialista em Politica e Estratégia de Governo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (2000). Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), e Doutor em Administração pela Unisinos - Royal Holloway, University of London (2011). Atualmente é professor da ESPM-Sul (Porto Alegre) e da Faculdade da Serra Gaúcha - FSG (Caxias do Sul). Tem experiencia em Gestão da Inovação e Governança Corporativa.

Cesar Pandolfi, Faculdade da Serra Gaúcha (FSG)

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Caxias do Sul (1998), especialização em Estatística Aplicada pela Universidade de Caxias do Sul (2009) e mestrado em Engenharia da produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Doutorando em Engenharia da Produção pela Universidade Federal do Rio grande do Sul desde 2013. Atualmente é professor das Disciplinas Estatística Aplicada à Indústria, Controle Estatístico do Processo e Pesquisa Operacional, bem como orienta trabalhos de conclusão de curso para graduação e pós-graduação na Faculdade da Serra Gaúcha. Em cargos Administrativos atuo como coordenador da Comissão Própria de Autoavaliação e coordenação do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade da Serra Gaúcha. Tem experiência na área de Engenharia de Processos e da Qualidade, bem como da Produção. Vem atuando principalmente nos seguintes temas: Engenharia da Qualidade e Processos, Recursos Humanos, Controle Estatístico do Processo, Avaliação dos Sistemas de Medição, Comissão Própria de Avaliação, Projeto de Avaliação Institucional, Planejamento Estratégico e Clima Organizacional.