AS DIMENSÕES DA INOVAÇÃO SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO ONCOGUIA

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Manuela Rösing Agostini
Paula Maines da Silva
Leandro Marcio Langoski

Resumo

A discussão sobre formas de encontrar soluções para problemas sociais vem ganhando espaço em diferentes meios com os mais diferentes atores sociais. No meio acadêmico, a inovação social é a área da Administração que vem se consolidando para tratar sobre o tema. Este artigo objetiva identificar no Instituto Oncoguia a existência ou inexistência de inovação social, por meio da observação das cinco dimensões propostas por Tardif e Harrisson (2005). O artigo efetua um levantamento teórico sobre o tema inovação social e dimensões da inovação social e analisa num caso empírico a existência das dimensões de inovação social. A pesquisa tem natureza teórico-empírica, exploratória, com abordagem qualitativa, utiliza-se da técnica do estudo de caso. A coleta de dados foi proposta em duas etapas, sendo uma primeira com dados secundários, oriundos de documentos e site da ONG, e uma segunda etapa, com entrevistas aos atores do instituto. Este artigo apresenta os resultados preliminares da pesquisa, com base na primeira etapa de investigação. A pesquisa inicialmente conclui que há inovação social no Instituto Oncoguia, observando que nas cinco dimensões, quais sejam: transformação; caráter inovador; inovação; atores; e, processos, pode-se observar a existência de fatores inovadores na forma de atuar junto aos familiares e pacientes com câncer.

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Artigos