A relação entre os modelos mentais dos empreendedores e o desempenho organizacional: Um estudo exploratório

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Deise Taiana de Ávila Dias
Daniele Nespolo
Deonir De Toni
Fabiano Larentis
Gabriel Sperandio Milan

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar como os modelos mentais dos empreendedores influenciam no desempenho organizacional. No método, utilizou-se a abordagem qualitativa de natureza aplicada e objetivo exploratório descritivo, com levantamento de dados por meio de entrevistas individuais em profundidade e, por fim, a análise de conteúdo, seguida de análise descritiva qualitativa.  Este estudo evidencia a necessidade que, fronte às constantes mudanças de mercado, os empreendedores percebem em buscar o desenvolvimento, pessoal e profissional. Dentre as contribuições deste estudo, quanto à esfera gerencial, destaca-se que os modelos mentais influenciam no comportamento dos gestores, o que consequentemente reflete no desempenho de suas empresas.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Deise Taiana de Ávila Dias, Universidade de Caxias do Sul

Mestranda em Administração. Universidade de Caxias do Sul.

Daniele Nespolo, Universidade de Caxias do Sul

Mestranda em Administração. Universidade de Caxias do Sul.

Deonir De Toni, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Administração. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor na Graduação e Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu.

Fabiano Larentis, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Administração. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor na Graduação e Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu.

Gabriel Sperandio Milan, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Engenharia de Produção na Área de Sistemas de Qualidade. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor na Graduação e Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu.