A INFLUÊNCIA DOS FATORES INTERNOS NA CAPACIDADE ABSORTIVA DAS PEQUENAS EMPRESAS PERNAMBUCANAS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Helma Souza-Pinto
Marcos Roberto Gois Oliveira
Felipe Santana Garrido Pedrosa
Gabriela Cristina de Azevedo Jaime Galvão

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a influência dos fatores internos na Capacidade Absortiva (ACAP) das pequenas e médias empresas pernambucanas participantes do programa ALI (Agentes Locais de Inovação) do SEBRAE. A Capacidade Absortiva (ACAP) foi mensurada pelo Grau de Inovação Setorial (GIS) calculado a partir do Radar da Inovação. Para analisar a variação na ACAP foram comparados os índices do GIS antes e após a implementação das ações propostas pelos ALIs. O framework utilizado para analisar a influência dos fatores internos foi operacionalizado pelo modelo DEA (Data Envelopment Analysis). O Capital Social (SOC) apresentou fraca correlação positiva com a Capacidade Absortiva (ACAP). O Capital Empreendedor (EMC) também apresentou fraca correlação positiva com a ACAP no subgrupo das empresas com os menores índices iniciais de inovação. Os resultados também indicaram que as empresas inicialmente pouco dedicadas à inovação tiveram melhor Capacidade Absortiva (ACAP). 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Helma Souza-Pinto, UFPE - Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD) da Universidade Federal de Pernambuco.

Marcos Roberto Gois Oliveira, UFPE - Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Economia pelo PIMES - UFPE, Mestre em Administração pelo PROPAD - UFPE. Professor do Programa de Pós-graduação em Administração - PROPAD - UFPE.

Felipe Santana Garrido Pedrosa, UFPE - Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD) da Universidade Federal de Pernambuco.

Gabriela Cristina de Azevedo Jaime Galvão, UFPE - Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Pernambuco, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC.