A utilização do planejamento estratégico como ferramenta de gestão das micro e pequenas empresas na região metropolitana de Fortaleza

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Roger Augusto Luna
Alexandre Ramos de Moura
Alandey Severo Leite da Silva
Maryland Bessa Pereira Maia

Resumo

As micro e pequenas empresas têm contribuído de forma crescente para o desenvolvimento da economia e tem se buscado maneiras para mantê-las vivas no mercado. O objetivo desta pesquisa é analisar a importância do planejamento estratégico como ferramenta de gestão das micro e pequenas empresas. Como fonte de dados, foram pesquisadas cinco micro e pequenas empresas da região metropolitana de Fortaleza/CE. A metodologia utilizada foi baseada na abordagem qualitativa de múltiplos casos, o que permite uma visão mais abrangente em relação à compreensão de problemas. Os resultados demonstraram que as micro e pequenas empresas analisadas realizavam planejamento em curto prazo, de acordo com suas necessidades, pois dependiam de retorno financeiro para planejar novos investimentos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Roger Augusto Luna, Universidade de Fortaleza - UNIFOR/CE

Pesquisador nas linhas de Logística Reversa, Cadeia de Suprimentos Sustentáveis e GestãoProfessor Bolsista CAPES na UNIFOR/CEMestrando em Administração pela UNIFOR/CE

Alexandre Ramos de Moura, Universidade de Fortaleza - UNIFOR/CE

Pesquisador nas Linhas de Gestão e Marketing. -Mestrando em Administração pela UNIFOR/CE -Professor no CEPEP/CE -

Alandey Severo Leite da Silva, Universidade de Fortaleza - UNIFOR/CE

Pesquisador nas Linhas de Gestão e Educação e Tecnología da Informação -Doutorando em Administração pela UNIFOR/CE -Bolsista Funcap

Maryland Bessa Pereira Maia, Universidade Federal do Ceará/CE

Pesquisadora nas linhas de Educação e SociologiaMestre em Educação