Produção acadêmica no Brasil sobre “Empreendedorismo, Effectuation e Ensino do Empreendedorismo” no período de 2007 a 2014.

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Carla Maria Rodrigues Muniz
Miguel Eduardo Moreno Añez

Resumo

Este artigo apresenta uma análise da produção acadêmica no Brasil sobre como o tema “Effectuation” tem sido explorado na literatura de Empreendedorismo, no período de 2000 a 2014. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica para fazer um levantamento das dissertações e teses existentes e ainda, dos artigos publicados nos principais eventos e periódicos da área de Administração: Eventos (EnAnpad e 3E´s) e publicações relacionados a Anpad (RAC e RAc-e), além dos periódicos RAE, RIAE e Cadernos de Administração. Verificou-se que o tema tem sido pouco explorado pela acadêmica, identificando-se apenas a defesa de 6 dissertações de Mestrado e 1 tese de Doutorado. Dessas, apenas 2 abordaram questões referentes a influência da abordagem effectuation no ensino do empreendedorismo. Identifica-se, pelos artigos publicados, um crescente interesse em entender o uso dessa abordagem no processo de criação de empresas, as diferenças entre a lógica causal e effectual e, como a sua adoção implica em novas formas de ensinar a empreender. Pode-se averiguar por fim, como o tema vem sendo explorado ao longo dos anos, e o quanto ele é importante para o desenvolvimento do empreendedorismo, uma vez que a abordagem effectuation traz uma nova maneira de pensar e agir empreendedor que contribui para a evolução organizações nascentes.

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

Carla Maria Rodrigues Muniz, Universidade Potiguar

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte Professora do Programa de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Potiguar

Miguel Eduardo Moreno Añez, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pós-Doutor em Administração Internacional pela École des Hautes Études Commerciales de Montréal,Canadá Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – PPGA/UFRN