Governança de TI: Métodos Científicos nas Publicações de Tecnologia da Informação em Administração

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

C.M.C. MENDONÇA
G.R.B. PEREIRA
M.V. SOUSA NETO.

Resumo

O objetivo da pesquisa foi verificar a conformidade entre objetivos apresentados e suas conclusões, além dos métodos científicos utilizados nas pesquisas em Governança e Gestão de Tecnologia da Informação nas duas primeiras edições do ENANPAD. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa/quantitativa, dividida em duas fases, onde se avaliou 179 artigos em periódicos nacionais e um estudo censitário com avaliação quali-quanti de 17 artigos apresentados nos dois primeiros anos do tema citado (2009-2010). Foi observado a predominância do paradigma positivista, trabalhos quantitativos, e método hipotético-dedutivo, além de ter sido identificada a predominância da análise fatorial, e no qualitativo, o estudo de caso único. Conformidade entre objetivo e conclusões.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

C.M.C. MENDONÇA, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP.

Doutorando em Administração pelo PPGA/UFRN, Mestrado em administração, Especializações: MBA em Gestão da Tecnologia da Informação e Gestão Universitária. Graduação em Processamento de Dados (1996) e Administração (2012) pela Universidade Potiguar - UnP. Atualmente sou Professor com Dedicação Exclusiva na Universidade Federal do Amapá. Tenho experiência nas áreas de tecnologia da informação, educação a distância e gestão de ensino superior. Sou Professor Universitário desde 1997, lecionando disciplinas principalmente nos cursos de Sistemas de Informação, Administração e Gestão Pública, além de disciplinas de Pós-Graduação lato sensu. Também já atuei como Diretor de TI, Pró-Reitor de Graduação e Diretor de Qualidade Acadêmica de um Universidade Privada.

G.R.B. PEREIRA, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP.

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2009), Especialista em Logística Empresarial pela Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte (2008) e Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Potiguar - UNP (2005). É professor efetivo com Dedicação Exclusiva na Universidade Federal do Amapá - UNIFAP no curso de Administração. É professor universitário desde 2008, atuando em cursos de Graduação e Pós-Graduação. Também já exerceu função de Coordenador de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em uma Universidade Particular. Possui experiência de ensino em Administração nas áreas de Teoria Geral da Administração, Logística Empresarial, Tecnologia da Informação, Marketing, Gestão Estratégica, Sistema Integrado de Gestão, Gestão Sustentável e Gestão da Qualidade.

M.V. SOUSA NETO., Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (1983), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1985) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo - USP (2001). É professor associado da UFRN atuando na área de Administração, com ênfase em Tecnologia da Informação. Faz parte do grupo de pesquisa registrado no CNPQ : Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação Coordena a especialização e a residência em Gestão da Tecnologia da Informação na UFRN. É autor de cerca de oitenta artigos acadêmicos e de vários livros na área de Tecnologia da Informação com foco em Capacitação Profissional. É o atual coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) [CAPES 5] da UFRN.