PERFIL DA MATRIZ CURRICULAR DOS CURSOS EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO NA ÁREA DA CONTROLADORIA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Evandro De Nez
Sheila Jeane Schulz
Carlos Eduardo Facin Lavarda

Resumo

Este estudo tem por objetivo verificar a carga horáriadestinada a controladoria nos cursos de especialização em controladoria. Acontroladoria vem se tornando cada vez mais importante e fundamental nasempresas, e consequentemente a procura por profissionais qualificados paraatuar em cargos nessa área aumenta. Por isso, diversos programas deespecialização e MBA aparecem no mercado com nomenclatura focada emControladoria. Porém, percebe-se que algumas disciplinas ofertadas nãoencontram-se realmente alinhadas com a área de controladoria. Para verificar oalinhamento desses cursos, foi realizado um levantamento nas universidades dosul do Brasil (Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul), das disciplinasofertadas em especializações e MBA em Controladoria, e ver se se enquadravamnas funções da controladoria descritas por Lunkeset al (2009) e Lunkes et al (2010). Como resultado, encontrou-se que o cursocom maior alinhamento é de 100% de sua carga horária e esta localizado noestado do Paraná e o de menor alinhamento esta no estado do Rio Grande Do Sulcom 56,79%. A média dos cursos foi de 75,62% de alinhamento entre a cargahorária e as funções da controladoria.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Evandro De Nez, Furb - Fundação Universidade de Blumenau

Mestre em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB. Especialização em Administração Financeira, Contábil e Controladoria pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel – UNIVEL. Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.

Sheila Jeane Schulz, Furb - Fundação Universidade de Blumenau

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regiolnal de Blumenau - Furb. Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau. Especialização em Contabilidade e Gestão Tributária pela parceria Universidade Regional de Blumenau e Fundação Fritz Müller.

Carlos Eduardo Facin Lavarda, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Contabilidade pela Universitat de Valencia, Espanha. Professor do Departamento de Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina e Bolsista CNPq.