LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO E INCLUSÃO: A IMPORTÂNCIA DO CURSO DE NIVELAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA PARA OS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE POTIGUAR - UnP.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Laís Karla da Silva BARRETO
Maria de Fátima Alves Figueiredo
Cássia Maria de MEDEIROS
Maria Valéria Pareja Credídio Freire Alves

Resumo

Neste trabalho, apresentamos uma ação afirmativa da Universidade Potiguar para a educação brasileira em contexto de crise, abordando os Cursos de Nivelamento em Língua Portuguesa para os Cursos Superiores de Tecnologia. Sabemos que o déficit de aprendizagem da Língua Materna abrange principalmente o enfoque do Ensino Médio, refletindo amplamente no desdobramento para a universidade. As deficiências, no que diz respeito à leitura e interpretação, são percebidas nas mais variadas disciplinas e prejudicam o rendimento acadêmico. Neste espaço, propomos uma reflexão sobre o assunto e mostramos que ações como esta minimizam os problemas conteudísticos durante o curso de graduação e melhora a integração dos discentes no mercado de trabalho.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Laís Karla da Silva BARRETO, Universidade Potiguar - UnP

Professora das Escolas de Hospitalidade e Gestão da UnP. Graduada em Letras pela UFRN no ano de 2003. Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte no ano de 2006. Possui experiência docente no Ensino Médio, EJA e Ensino Superior.

Maria de Fátima Alves Figueiredo, Universidade Potiguar - Unp

Coordenadora Acadêmica da Pós Graduação da UnP. Graduada em Pedagogia com habilitação em administração escolar pela UERN. Possui especialização em psicopedagogia pela UFRN. Tem experiência docente no ensino fundamental e médio, onde também atuou como coordenadora administrativa e acadêmica.

Cássia Maria de MEDEIROS, Universidade Potiguar - Unp

Assessora Executiva da Reitoria da Universidade Potiguar. Graduada em Pedagogia pela UFRN com habilitação em orientação educacional. Possui experiência docente no Ensino Médio e também atuou na direção de escolas privadas no município de Natal.

Maria Valéria Pareja Credídio Freire Alves, Universidade Potiguar - Unp

Diretora das Escolas de Comunicação e Educação da UnP. Graduada em Comunicação Social pela UFRN, Especialista pela Unp e orientadora deste artigo.