QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO NO CONTEXTO DA SUSTENTABILIDADE: Um Estudo Bibliométrico

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Gilmara Lima de Elua Roble
Alessandro Marco Rosini
Maria do Carmo Oliveira

Resumo

O conceito de qualidade de vida no trabalho, desde a sua concepção na década de 1970, tem evoluído para outras dimensões, além da saúde física e mental dos trabalhadores. As organizações estão, cada vez mais, investindo em programas de qualidade de vida para seus empregados, em busca de melhores resultados. Para falar em Responsabilidade Social Corporativa, tem que se falar, também, em qualidade de vida no trabalho, pois o bem-estar social abrange também o bem-estar dos empregados. Dentro da sustentabilidade social está a melhoria constante da qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho, visto que este ambiente é cada vez mais perverso no que diz respeito à saúde física e mental de seus colaboradores. O objetivo deste artigo é pesquisar o tema Qualidade de Vida no Trabalho inserido no contexto da Sustentabilidade, utilizando a metodologia de pesquisa bibliométrica. A pesquisa bibliométrica é um instrumento de coleta de dados, para se analisar o que se publica no meio acadêmico, sobre determinado assunto, podendo através dela, concluir se um tema é relevante e importante, para ser objeto de novo estudo. Os resultados ainda não são representativos, o que demonstra que o tema Qualidade de Vida no Trabalho ainda não é relevante.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Gilmara Lima de Elua Roble, Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU Centro Universitário da FEI/SP

Doutoranda em Administração, linha de pesquisa Qualidade de Vida no Trabalho e Sustentabilidade. Professora no curso de Administração das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU.

Alessandro Marco Rosini, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU

Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUCSP, Professor/Pesquisador do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU

Maria do Carmo Oliveira, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU

Mestrando em Administração e Professora/Pesquisadora do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.