TECNOLOGIAS SOCIAIS: A OPERACIONALIZAÇÃO SOLIDÁRIA DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS (PNRS)

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Diego Rocha Fernandes

Resumo

Desde a normatização da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) através da Lei federal n. 12.305/2010, o processo decisório municipal e as estratégias de mobilização socioparticipativa passaram a ocupar as agendas políticas pela operacionalização da gestão e do gerenciamento de resíduos sólidos urbanos (RSU). Porém, a simples banalização dos instrumentos econômicos (incentivos fiscais, financeiros e creditícios) na aquisição de infraestrutura não resolve sua problemática socioambiental nem econômica nas cidades. Com isso, o artigo objetiva compreender as sinergias sobre sociedade civil e Estado contextualizado na teoria das Tecnologias Sociais - meio de implementação de possíveis soluções a serem estruturadas pela iniciativa privada, incluindo subsídios financeiros de entes governamentais, para a temática da PNRS. Essas ações políticas, portanto, devem possibilitar a resolução de questões socioeconômicas por meio da geração de emprego e renda, e outros fatores condicionantes, ponderando o binômio desenvolvimento e sustentabilidade. O artigo utiliza-se da metodologia dissertativo-descritiva.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos - Juris Rationis
Biografia do Autor

Diego Rocha Fernandes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA).

Mestrando em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFRN). Advogado. Bacharel em Direito (UnP). Técnico em Gestão Ambiental (SENAI). Membro da Comissão Permanente de Direito Ambiental da OAB/RN.