A criminalidade aliada a tecnologia: uma abordagem acerca dos meios insuficientes para prevenção e repressão no ciberespaço

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Erica Máximo
Liliana Bastos Pereira Santo de Azevêdo Rodrigues

Resumo

É evidente que a criminalidade venha se tornando descomunal no Brasil. Do mesmo modo ou ainda pior, é a criminalidade no ciberespaço. Desta feita, a criminalidade ganhou um nupérrimo modo de se camuflar, o que já não é novidade usar a internet para a prática de meios ilícitos e danosos por muitos criminosos hoje em dia. Um grande aliado para o imenso número de cibercrimes é a tecnologia, que não para de avançar e inovar, dentre essas novidades e avanços, encontra-se a internet – rede mundial de comunicabilidade entre dispositivos eletrônicos e pessoas. O presente artigo foi desenvolvido tendo como base pesquisas bibliográficas, consultas em sites jurídicos e legislações vigentes no ordenamento jurídico brasileiro. Além disso, versa apresentar as dificuldades encontradas no trabalho investigativo na tentativa de reduzir a limites mais estritos a cibercriminalidade evidenciando a realidade do tema no Brasil e finalmente patenteando as formas de resolução e os meios adequados para prevenção e repressão.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos - Juris Rationis
Biografia do Autor

Erica Máximo, Universidade Potiguar

GRADUANDA EM DIREITO COM FASCÍNIO NA ÁREA DE PERÍCIA DIGITAL.Aluna Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Ciências Criminais-GPCrim da Universidade Potiguar -UnP.

Liliana Bastos Pereira Santo de Azevêdo Rodrigues, Faculdade Natalense de Ensino e Cultura (FANEC)/Universidade Paulista (UNIP)

Advogada, inscrita na Ordem dos Advogados de Portugal e na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rio Grande do Norte (OAB - RN), bem como Secretária-Geral da Comissão de Direito Militar da OAB-RN. Possui graduação e mestrado em Ciências Jurídico-Empresariais pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique (2010), títulos revalidados, no Brasil, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente, cursa o Doutoramento em Ciências Jurídico-Criminais na Universidade de Coimbra. Professora de Graduação em Direito na Faculdade Natalense de Ensino e Cultura (FANEC)/Universidade Paulista (UNIP), na Faculdade Maurício de Nassau e na Faculdade Estácio de Natal. Professora convidada de Pós-Graduação do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UniRN). Tem experiência na área de Direito Civil, Direito do Consumidor, Direito Bancário, Direito Empresarial, Direito Administrativo e Direito Penal. Membro integrante do Corpo Docente Estruturante de Direito da FANEC, Coordenadora do projeto da Revista de Ciências Jurídicas (RCJ - FANEC) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Direito Penal da FANEC