Imprensa e mulher: pioneirismo e trajetórias de jornalistas profissionais norte-rio-grandenses (1960-1980)

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Isabel Cristine Machado de Carvalho

Resumo

O presente artigo tem como objetivo registrar a participação de mulheres que contribuíram para a formação da imprensa norte-rio-grandense (1960-1980). Buscamos reconstituir a trajetória profissional dessas mulheres jornalistas, pioneiras e portadoras de diploma universitário, que atuaram no jornalismo impresso, radiofônico e televisivo, bem como nos espaços de formação acadêmica. Para tanto, buscamos material bibliográfico pertinente à investigação, pesquisas no arquivo de empresas jornalísticas, nos acervos particulares de historiadores, entrevistas com as jornalistas elencadas e depoimentos de colegas de profissão. Com esta pesquisa temos a oportunidade de oferecer nossa parcela de contribuição à história do jornalismo potiguar bem como à história das mulheres, ampliando o conhecimento de estudantes de jornalismo e pesquisadores sobre a trajetória da imprensa no Rio Grande do Norte.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Machado de Carvalho, I. (2015). Imprensa e mulher: pioneirismo e trajetórias de jornalistas profissionais norte-rio-grandenses (1960-1980). QUIPUS - ISSN 2237-8987, 4(1), 43-55. Recuperado de https://repositorio.unp.br/index.php/quipus/article/view/1068
Seção
Arremate
Biografia do Autor

Isabel Cristine Machado de Carvalho, Universidade Potiguar

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Jornalista graduada pela UFRN. Docente dos Cursos de Comunicação Social da Universidade Potiguar (UnP), desde 2003. Autora do livro, Sutilezas femininas de Palmyra Wanderley, publicado em 2012.