DIONÍSIO E PAULO FREIRE, UMA RELAÇÃO POSSÍVEL: REFLEXÕES SOBRE UM ENSINO DE TEATRO BASEADO NO DIÁLOGO

Ildisnei Medeiros da Silva, Suame Christine Fonseca de Medeiros, José Sávio Oliveira de Araújo

Resumo


O presente trabalho trata-se de uma reflexão tanto acerca do papel do Ensino de Teatro, quanto em termos gerais, no que diz respeito ao ensino e a educação brasileira, nas escolas públicas de ensino básico, a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais e outros referenciais que versam sobre esse ensino. Para tal, tomamos como referências as reflexões pedagógicas do educador Paulo Freire, com base no Diálogo, as investigações realizadas no CENOTEC – Laboratório de Estudos Cenográficos e Tecnologias da Cena (DEART/UFRN) e no GEPEM – Grupo de Estudos e Pesquisas de Práticas Educativas em Movimento. Tendo em vista que toda a reflexão aqui apresentada foi desenvolvida a partir da participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no subprojeto Teatro. O PIBID-Teatro/UFRN, considera a realidade da escola, o contexto dos discentes, para a elaboração dos objetivos a serem alcançados, e só, posteriormente à compreensão dos mais variados procedimentos metodológicos, a seleção do conteúdo programático; ampliando as ideias de “o quê” e “como” ensinar Teatro.


Palavras-chave


Diálogo. Ensino Básico. Teatro.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Copyright APEC e Rede Internacional de Universidades Laureate

E-mail: edunp@unp.br

AV. Senador Salgado Filho, nº1610. Prédio I, 3º andar, Sala 306. Lagoa Nova. Natal/RN. CEP: 59056-000.
Tel.: (84) 3215-1222

ibict_small_122