DIONÍSIO E PAULO FREIRE, UMA RELAÇÃO POSSÍVEL: REFLEXÕES SOBRE UM ENSINO DE TEATRO BASEADO NO DIÁLOGO

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ildisnei Medeiros da Silva
Suame Christine Fonseca de Medeiros
José Sávio Oliveira de Araújo

Resumo

O presente trabalho trata-se de uma reflexão tanto acerca do papel do Ensino de Teatro, quanto em termos gerais, no que diz respeito ao ensino e a educação brasileira, nas escolas públicas de ensino básico, a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais e outros referenciais que versam sobre esse ensino. Para tal, tomamos como referências as reflexões pedagógicas do educador Paulo Freire, com base no Diálogo, as investigações realizadas no CENOTEC – Laboratório de Estudos Cenográficos e Tecnologias da Cena (DEART/UFRN) e no GEPEM – Grupo de Estudos e Pesquisas de Práticas Educativas em Movimento. Tendo em vista que toda a reflexão aqui apresentada foi desenvolvida a partir da participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no subprojeto Teatro. O PIBID-Teatro/UFRN, considera a realidade da escola, o contexto dos discentes, para a elaboração dos objetivos a serem alcançados, e só, posteriormente à compreensão dos mais variados procedimentos metodológicos, a seleção do conteúdo programático; ampliando as ideias de “o quê” e “como” ensinar Teatro.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
da Silva, I., de Medeiros, S. C., & de Araújo, J. S. (2016). DIONÍSIO E PAULO FREIRE, UMA RELAÇÃO POSSÍVEL: REFLEXÕES SOBRE UM ENSINO DE TEATRO BASEADO NO DIÁLOGO. QUIPUS - ISSN 2237-8987, 4(2), 53-63. Recuperado de https://repositorio.unp.br/index.php/quipus/article/view/1127
Seção
Arremate
Biografia do Autor

Ildisnei Medeiros da Silva, Doutorando em Educação (PPGED-UFRN). Mestre em Artes Cênicas (PPGARC-UFRN). Pós-graduando em Docência no Ensino Superior (Universidade Potiguar), Graduado em História (Universidade Potiguar), Graduado em Teatro (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

Doutorando em Educação (PPGED-UFRN). Mestre em Artes Cênicas (PPGARC-UFRN). Pós-graduando em Docência no Ensino Superior (Universidade Potiguar), Graduado em História (Universidade Potiguar), Graduado em Teatro (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

Suame Christine Fonseca de Medeiros, Graduada em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista do PIBID-Teatro/UFRN.

Graduada em Teatro pea Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista do PIBID-Teatro/UFRN. Email: [email protected].

José Sávio Oliveira de Araújo, Prof. Adjunto IV do Curso de Licenciatura em Teatro da UFRN.

Prof. Adjunto IV do Curso de Licenciatura em Teatro da UFRN, e coordenador do Programa de pós-graduação em Artes Cênicas da UFRN. Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.