LITERÁFRICA: INSERÇÃO CULTURAL ATRAVÉS DA LITERATURA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Cristiane Amaral Cruz
Ricelle Fernandes Queiroz Tintin
Ana Santana Souza de Fontes Pereira

Resumo

Este trabalho tem por objetivo refletir a respeito da inclusão da temática da história e cultura africana e afro-brasileira na sala de aula da educação básica, especificamente através da literatura. Dentro desse contexto, refletiremos acerca da importância de uma formação adequada na área das literaturas pós-coloniais, proporcionando aos futuros docentes a habilidade necessária a trabalhar tais temáticas dentro da sala de aula. O artigo se embasa nas abordagens de pós-colonialismo de Inocência Mata (2007) e Th omas Bonnici (2005), bem como nas pesquisas realizadas em um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Universidade Potiguar – Terra sonâmbula: elementos sonhambulantes de um discurso pós-colonial (2011). Diante da atual faceta de nossa sociedade, a qual discrimina as minorias étnicas, dentre as quais os negros e sua cultura, fator que reflete diretamente na escola, espera-se que o estudo possa contribuir para uma nova abordagem escolar que inclua as diferenças e estimule a convivência entre as diversidades. Além disso, estimule os educadores a promover, na prática, a inserção do estudo da história e da cultura dos africanos, bem como o estudo da contribuição desse povo nas áreas social, econômica e política no nosso país. Coletamos informações por meio de pesquisas teóricas em livros e revistas especializadas, analisando como a Lei nº 10.639/2003 deve ser implantada no âmbito educacional. Em síntese, pretende- se, neste trabalho, refletir sobre a atual perspectiva do ensino da literatura africana em sala de aula, destacando a necessidade do preparo dos profissionais e até mesmo dos gestores escolares na busca desse ideal.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Cruz, C. A., Tintin, R. F. Q., & Pereira, A. S. S. de F. (1). LITERÁFRICA: INSERÇÃO CULTURAL ATRAVÉS DA LITERATURA. QUIPUS - ISSN 2237-8987, 1(1), 105-112. Recuperado de https://repositorio.unp.br/index.php/quipus/article/view/122
Seção
Nós Iniciantes