EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PERSPECTIVA PARA INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM SURDES

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Leonardo Oliveira DA SILVA
Rosângela Lopes DIAS

Resumo

Na perspectiva inclusivista propõem-se a capacitação da pessoa surda para que o mesmo possa atuar de forma mais abrangente em busca da melhora das condições ambientais do nosso planeta. Assim sendo estes indivíduos estarão capacitados e possam inserir-se na sociedade e juntamente com os indivíduos ditos “normais” venha agir galgando uma melhora nessas condições. Parece-nos que o processo de educação, voltado para um relacionamento diferenciado com o meio ambiente, requer a apropriação da realidade por meio da ação-reflexão. A metodologia utilizada consistiu acima de qualquer coisa em utilizar o meio ambiente como recurso didático para poder desenvolver práticas educacionais e mostrar a necessidade de conservação e preservação do meio ambiente fazendo que estes sejam multiplicadores desta idéia sem se valer de suas limitações. Sendo assim podemos inverter o processo de exclusão social e de degradação das bases vitais do planeta com novos padrões culturais cujos valores propiciem: repensarmo-nos na natureza e nos realizarmos em sociedade. E desta forma fazer com que ele saiba adequar suas práticas cotidianas a esses novos valores. Dito isso, afirma-se que o amadurecimento destas pessoas enquanto cidadãos atuantes nesta questão na sociedade e também amplia nossa condição de educadores e educandos quando não coisificamos a realidade e agimos conscientemente no próprio movimento contraditório que é a história, em permanente transformação.

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Como Citar
DA SILVA, L., & DIAS, R. (2012). EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PERSPECTIVA PARA INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM SURDES. QUIPUS - ISSN 2237-8987, 1(2), 11-22. Recuperado de https://repositorio.unp.br/index.php/quipus/article/view/148
Seção
Arremate
Biografia do Autor

Leonardo Oliveira DA SILVA

Biólogo pela Universidade Potiguar - UnP;Especialista em Educação e Sustentabilidade Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN;Especialista em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN;Mestrando do Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA / UFRN

Rosângela Lopes DIAS, UNIVERSIDADE POTIGUAR - UnP

Msc em Bioecologia Aquática – UFRN – Natal – RN – BrasilProfessora da Universidade Potiguar - UnP